Belezas de desfiles icônicos de Alexander McQueen a Schiaparelli para inspirar looks dramáticos e nada óbvios para o Halloween
O Halloween, comemorado no próximo dia 31 de outubro, traz a oportunidade perfeita para transformar a maquiagem e looks da passarela em realidade. Muitas das belezas que mais fazem nossos olhos brilharem durante a temporada de moda não são exatamente próprias para o dia a dia — seja pelo tempo que demandam ou pelo visual que pode parecer dramático demais para uma simples reunião de trabalho. Mas isso não significa que as maquiagens precisam ficar esquecidas para sempre na sua pasta de referências.
A seguir, preparamos uma seleção com belezas artísticas, criativas e, claro, sombrias de alguns dos desfiles mais memoráveis dos últimos anos
Fada gótica
Na temporada de inverno 2023, a Rodarte desfilou uma coleção intitulada Gothic Fairy. Para ajudar contudo a contar a história criada pelas irmãs Mulleavy, fundadoras da marca, o makeup artist James Kaliardos não poderia ter sido mais fiel ao tema — ainda que sombria, a maquiagem manteve o tom etéreo tão característico da etiqueta. Nos olhos, portanto ele apostou em um delineado gráfico ligando as pálpebras à sobrancelha; nos lábios, um batom preto.
Bowie sci-fi
Outro resultado marcante dessa parceria do verão de 2016 da Maison Margiela. A beleza que poderia facilmente ter sido usada por David Bowie em sua fase Ziggy Stardust, ganhou um toque sci-fi graças ao pigmento prateado com efeito metálico. Aliás, o penteado ’60s completa o tom retrofuturista do visual.
Pop art
Já no ano seguinte, durante a temporada de alta-costura de verão 2017, Pat McGrath olhou para o universo da pop art e trouxe a estética das histórias em quadrinhos para a maquiagem da Margiela. O rosto, bem como os lábios das modelos traziam um contorno tridimensional feito de linhas de tecido.
Cisne negro
No tradicional balé Cisne Negro, a bailarina principal usa uma maquiagem característica com os olhos bem pretos, geralmente alcançados com lápis e sombra. Para a coleção de inverno 2014 de Alexander McQueen, Pat McGrath decidiu elevar o tema a um novo patamar. Ela usou plumas bem encorpadas e pontudas para preencher os olhos, do canto interno até a ponta das sobrancelhas. Para completar a beleza, a makeup artist contornou o centro dos lábios com um lápis dourado.
Fonte: Vogue