No momento, você está visualizando Marco Zero: Resgate histórico e cultural do São Gonçalo Beira Rio
Comunidade São Gonçalo Beira Rio ganha um novo atrativo turístico para valorizar a cultura e tradição da região, o Marco Zero de Cuiabá

Marco Zero: Resgate histórico e cultural do São Gonçalo Beira Rio

Monumento das Monções e Praça Cândido Manoel da Silva, se tornam símbolo do Marco Zero, resgatando a história de São Gonçalo Beira Rio, Cuiabá

Com a entrega do Monumento das Monções e da Praça Cândido Manoel da Silva, a comunidade São Gonçalo Beira Rio ganha um novo atrativo turístico para valorizar a cultura e tradição da região, que foi reconhecida como Marco Zero de Cuiabá.

O espaço foi entregue pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na noite desta sexta-feira (11); reforçando o compromisso da gestão com a cultura cuiabana e com o fomento do turismo local.

A obra foi feita pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana. No local instalaram o Monumento das Monções, que representa os três batelões, embarcações esguias que percorriam as águas do Rio Cuiabá.

A criação do monumento medindo 17 metros é do arquiteto e desenhista Moacyr Freitas. Bem como o desenvolvimento foi feito pela arquiteta Jacqueline Rachid Jaudy, para relembrar a chegada dos primeiros bandeirantes a Cuiabá.

Assim, a praça envolve todo o entorno da obra que leva o nome do mestre da Cultura Popular e um dos fundadores do grupo Flor Ribeirinha. Isto é, Cândido Manoel da Silva, o “Seo Candí”, que nasceu em 1928 na comunidade São Gonçalo Beira Rio.

Marco Zero Cuiabá: Resgate histórico e cultural do São Gonçalo Beira Rio

O espaço recebeu a revitalização completa com mirante para o rio Cuiabá, academia ao ar livre; palco para apresentações culturais, assim como outros monumentos que remetem a cultura cuiabana.

Talento de Moacyr Freitas

“É no São Gonçalo Beira Rio que nasceu o grupo Flor Ribeirinha, é onde temos as melhores peixarias de Cuiabá; onde temos as mais belas ceramistas, ícones da nossa cultura e da nossa arte. Assim como estão os nossos pescadores representantes das nossas origens, foi aqui onde tudo começou. E agora terá essa obra de arte da genialidade e do talento do grande cuiabano Moacyr Freitas; que assim eterniza o valor, a importância e a identidade cultural de São Gonçalo Beira Rio e a genialidade e talento de um dos maiores arquitetos da história do nosso Estado, levando a história de Candi e de um povo sedento de progresso, humilde, honrado e trabalhador”, disse o prefeito.

Marco Zero Cuiabá: Resgate histórico e cultural do São Gonçalo Beira Rio

 

Fonte: PM Cuiabá