Você já conhece La’eeb? Esse é o nome do mascote da Copa 2022, que vem para cativar todo o público
A princípio desde 1966, os jogadores não são os únicos a brilhar no maior evento de futebol mundial. Os personagens escolhidos pelo país que sedia a Copa do Mundo também conquistam o público e não é diferente com o mascote da Copa 2022.
Neste ano, contudo, o torneio acontece no Catar, e o mascote criado para acompanhar as partidas representa muito bem a cultura árabe. Aliás, La’eeb é o nome do mascote que promete cativar os torcedores diretamente do mascote-verso desenvolvido pelos organizadores do evento.
Mas para conhecer a história do símbolo da Copa 2022 e relembrar todos os mascotes que brilharam nas edições anteriores, continue a leitura.
Conheça o La’eeb, o mascote da Copa do Mundo 2022
Apresentado em um vídeo durante a abertura do sorteio dos grupos, realizada no inicio do ano, La’eeb é o mascote da Copa do Catar 2022. Assim a palavra, segundo a Fifa, significa “jogador super habilidoso” em árabe.
Desse modo, os lenços de cabeça, típicos da cultura árabe, foram a inspiração para desenvolver o desenho de La’eeb. No vídeo de apresentação, o mascote do Catar aparece no “mascote-verso”, um universo paralelo que reúne todos os personagens das edições anteriores da Copa do Mundo.
“Ele pertence a um mascote-verso paralelo que é indescritível – todos são convidados a interpretar o que parece”, afirmou Khalid Ali Al Mawlawi, vice-diretor geral de marketing, comunicações e experiência em torneios do Comitê local.
“Estamos encantados em revelar La’eeb como o primeiro mascote oficial da Copa do Mundo no Oriente Médio e do mundo árabe”, completou Al Mawlawi.
Relembre todos os mascotes da Copa do Mundo
Embora antes do mascote da Copa 2022, tivemos outras figurinhas que representaram os países e marcaram as edições do torneio. Todavia, começou em 1966, na Inglaterra. Relembre o nome e a história dos mascotes da Copa do Mundo ao longo dos anos.
Inglaterra – World Cup Willie (1966)
México – Juanito Maravilla (1970)
Alemanha – Tip e Tap (1974)
Argentina – Gauchito (1978)
Espanha – Naranjito (1982)
México – Pique (1986)
Itália – Ciao (1990)
Estados Unidos – Striker (1994)
França – Footix (1998)
Coreia do Sul e Japão – Kaz, Ato e Nik (2002)
Alemanha – Goleo VI (2006)
Africa do Sul – Zakumi (2010)
Brasil – Fuleco (2014)
Rússia – Zabivaka (2018)