Barbie com síndrome de Down á está disponível na internet e estará à venda nas lojas no verão no hemisfério norte
A fabricante de brinquedos norte-americana Mattel apresentou uma nova Barbie que representa uma pessoa com síndrome de Down. Em uma tentativa de que mais crianças vejam a si próprias representadas na boneca popular.
O novo modelo, entretanto, entrou no mercado, graças a uma colaboração com a Sociedade Nacional da Síndrome de Down (NDSS, na sigla em inglês). Desse modo, vai garantir que a boneca represente com precisão alguém com essa condição, informou a empresa.
A nova Barbie já está disponível na internet e estará à venda nas lojas no verão no hemisfério norte
A boneca é menor que a Barbie média, tem o tronco mais longo que o resto do corpo, as orelhas menores, o arco do nariz chato e os olhos amendoados, traços habituais nas pessoas com síndrome de Down.
Além disso, a estampa de seu vestido tem borboletas e flores amarelas e azuis, símbolos associados à conscientização sobre esta síndrome.
“Esta Barbie serve de recordatório de que nunca devemos subestimar o poder da representação”, afirmou Kandi Pickard, presidenta da NDSS. “É um grande passo à frente para a inclusão e um momento que estamos comemorando”.
A trissomia 21, também conhecida como síndrome de Down, é uma condição cromossômica congênita que consiste na presença de um cromossomo a mais no par 21 (de um total de 23).
Além das características físicas, provoca deficiência intelectual geralmente de leve a moderada.
Contudo, após décadas apresentando a Barbie branca e loira, nos últimos anos a Mattel tem intensificado seus esforços para diversificar o perfil da famosa boneca.
No começo de 2016, a empresa californiana lançou versões “redondas”, “pequenas” e “altas” da Barbie; agora, tem 175 modelos diferentes.
O lançamento da nova boneca ocorre enquanto se espera a chegada aos cinemas, em julho, de um filme sobre a Barbie, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling.