Você está visualizando atualmente A Prefeitura de Cuiabá fortalece medidas de segurança no ensino
“A segurança pública é competência do Estado, enquanto Município, adotamos medidas em parceria com a Secretaria de Ordem Pública"

A Prefeitura de Cuiabá fortalece medidas de segurança no ensino

Temos que unir todos os poderes para superar essa nova realidade

A Prefeitura de Cuiabá fortaleceu as medidas de segurança nas 169 unidades da rede pública de ensino,por meio das Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Educação. Na semana passada, a secretária de Educação, Edilene Machado e o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales estiveram reunidos. Presentes na reunião também estavam os vereadores que integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal.

Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, os secretários falaram sobre as ações reunidas no Decreto 9.605/2023. Editado, então, pelo prefeito Emanuel Pinheiro e anunciado na semana passada.

A secretária de Educação Edilene Machado destacou medidas já adotadas pelas unidades e algumas em fase de implantação como o remanejamento dos Técnicos em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilantes (TMIE – Vigilantes). Pois eles passarão por formação e haverá a instalação de câmeras, nas 59 unidades, que já possuem o sistema de monitoramento eletrônico. E ainda mais, o lançamento do programa de prevenção e combate ao bullying, edição 2023.

“A segurança pública é competência do Estado, enquanto Município, adotamos medidas em parceria com a Secretaria de Ordem Pública e estamos implementando outras. Nesse momento temos que unir todos os poderes, todas as forças, todas as esferas. Assim, poderemos superar essa nova realidade e garantir a segurança à comunidade escolar”, disse a secretária de Educação Edilene Machado.

Vamos ampliar as rondas do projeto “Anjos da Guarda”

Haverá a criação de um grupo de trabalho de prevenção e combate à violência nas escolas municipais de Cuiabá. Bem como, de um canal de comunicação exclusivo para que os gestores possam informar as autoridades competentes sobre denúncias. Além disso, foram ampliadas as rondas nas imediações das unidades e o número do efetivo. E de viaturas do projeto “Anjos da Guarda” que está visitando as unidades e monitorando a entrada e saída dos estudantes.

Edilene Machado disse que o Município aderiu ao programa para a instalação de câmeras com visão externa das unidades. Bem como, do botão do pânico, entre outras ações do Governo do Estado. Além disso, no âmbito municipal, vão se ampliar para todas as unidades a vigilância eletrônica. Essas medidas, com anúncio desde a semana anterior pelo prefeito Emanuel Pinheiro, alcançaram os vereadores em todos os detalhes.

Edilene Machado disse que o remanejamento de vigilantes que atuam no período noturno e durante os finais de semana nas unidades é uma medida necessária neste momento. Desse modo, os profissionais apenas passarão a exercer suas atividades, no período diurno.