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O encontro Mentalidades Matemáticas com educadores vai debater formas de ensino de modo atraente, acessível e criativo de matemática

Mentalidades Matemáticas por ensino atraente e criativo

Evento online é para professores, educadores e para quem se interessar

O encontro Mentalidades Matemáticas com educadores vai debater formas de ensino de modo atraente, acessível e criativo de matemática nas salas de aula do país. Afinal, o evento  acontece nessa semana por meio do Instituto Sidarta em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Itaú Social.

Entretanto, o encontro, que está em sua quarta edição, é online e se dirige a professores dos ensinos fundamental e médio, educadores de uma forma geral e para quem se interessar no tema. Dessa forma, estão confirmados gestores e profissionais de municípios como Rio de Janeiro, Altamira (PA), Aracruz (ES), Cotia e Itu (ambas em SP).

Todavia, a ideia principal do Mentalidades Matemáticas é transformar a maneira de pensar, aprender e ensinar a matemática, derrubando o mito de que matemática é para gênios.

“É muito importante trazer para a sala de aula o que há de mais atual em termos da compreensão científica dos processos de aprendizagem. Ele faz a ponte de conteúdos matemáticos com os avanços mais recentes da neurociência e da psicologia. Pois assim, o Mentalidades Matemáticas presta uma importante contribuição nesse sentido”, explicou o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Segundo Viana, o ensino da matemática precisa ser uma experiência essencialmente prática. “Tão concreta quanto possível, de forma a conectar o processo de aquisição do saber matemático à experiência direta do aluno. O grande desafio é formar o professor de modo que ele adquira a capacidade de fazer isso acontecer na sala de aula”.

O curso permite dar um salto equivalente a 1 ano e 3 meses

De acordo com os organizadores do evento, um dos exemplos de aplicação do Mentalidades Matemáticas na prática foi um curso de férias. Pois, o mesmo aconteceu com alunos de escolas públicas de Cotia (SP) por 10 dias em 2020.

O curso permitiu aos alunos darem um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática. Isso foi calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).

“O maior resultado do Mentalidades Matemáticas está na alteração dessa relação que as pessoas, alunos e professores, têm com a matemática. Muitos pensam que a disciplina é sobre certo ou errado. Ou você acerta a conta ou erra a conta. Depois dessa experiência, eles começam a entender que a matemática é muito mais do que isso, eles começam a gostar muito dos desafios matemáticos. Pode-se discutir os resultados, claramente. Eles buscam muito mais entender o raciocínio, explorar muito mais as conexões entre as ideias matemáticas”, explica Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

O encontro vai acontecer nesta quinta-feira (22). Interessados podem se inscrever pela internet.