No momento, você está visualizando Mercado imobiliário cresce em Cuiabá mesmo com alta de inflação
Alta da inflação não impediu crescimento do mercado imobiliário em Cuiabá

Mercado imobiliário cresce em Cuiabá mesmo com alta de inflação

Apesar da inflação e juros em elevação o mercado imobiliário em Cuiabá apresentou um crescimento recorde em vendas e comercialização em 2021

Mesmo com a inflação chegando a 10,06% em 2021 – maior nível em seis anos – e interferindo diretamente no aumento da taxa básica de juros (Selic), o mercado imobiliário em Cuiabá acumulou recordes tanto no número de imóveis comercializados quanto no de valores transacionados no período, segundo estudo divulgado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT).

A comercialização de pouco mais de 11,9 mil unidades, gerou um montante de R$ 4,3 bilhões em vendas em 2021, alta de 26,42% e 21,23% em comparação a 2020. Ainda segundo o estudo (Indicador de Mercado Imobiliário de Cuiabá), apenas o percentual financiado apresentou retração (-8,82%), o que representou 21,31% do total negociado.

Para o presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, o bom resultado do estudo ainda é reflexo da Selic em baixa, que atingiu os menores índices no ano passado. “Nos últimos dois anos tivemos as menores taxas básicas de juros já registradas. Esta forma de incentivo à economia é ruim para quem procura investir e, por isso, viram no mercado imobiliário uma nova alternativa de investimento”.

Pessoz também explicou parte do estudo que traz o maior número de imóveis comercializados no período como sendo de usados. “Isso ainda reflete a crise de 2014 a 2017, que ocasionaram erros que reduziram a capacidade de crescimento da economia. Tal condição freou, de lá para cá, os lançamentos de novos empreendimentos imobiliários”.

O estudo mostrou, dessa forma, que 10.551 imóveis comercializados eram usados e apenas 1.359 novos. As regiões mais procuradas são a leste e a oeste, consideradas então áreas residenciais da capital mato-grossense.

Assim os indicadores contribuem na geração de receita, de novos empregos e renda à população local

O estudo conta com o apoio da Fecomércio-MT e desde 2015 o Secovi-MT vem realizando em parceria com a Secretaria de Fazenda do município de Cuiabá, conforme dados do ITBI municipal.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância desse apoio na realização do estudo que contribui para o comércio na região. “Expor indicadores sobre a movimentação imobiliária na capital possibilita novos investimentos em determinadas regiões da capital. Assim, contribui na geração de receita, de novos empregos e renda à população local”.

Fonte: Fecomércio-MT