A sondagem aponta um possível “empate técnico”, mas com o candidato Javier Milei em ligeira vantagem
Faltando pouco mais de duas semanas para o segundo turno, uma nova pesquisa indicou que há um “empate técnico” entre o candidato presidencial da União pela Pátria, Sergio Massa,e Javier Milei. O estudo, feito a partir de uma consultoria próxima ao candidato oficial, colocou o deputado libertário como favorito ao segundo turno sobre o atual ministro da Economia.
O resultado surpreendeu o mundo político, já que o estudo realizado pela consultoria Analytical Intelligence (AI), empresa dirigida por Marcelo Escolar e fundada por Sebastián Galmarini , irmão de Malena e cunhado de Massa.
Quando questionados “se o segundo turno das eleições presidenciais fosse amanhã, em que espaço político você votaria?”, 41 % dos entrevistados optaram pelo grupo A Liberdade Avança, enquanto 37,2%, a União pela Pátria. Além disso, 10,7% escolheram em branco e 11,1% não sabem.
Em seguida, ao projetar os votos definidos – com imputação não linear de indecisos e votos em branco, como faz a Justiça Eleitoral – Milei leva maior vantagem por se situar com 52,5% de intenção de voto acima de Massa de 47,5%.
6,3% de votos em branco e 7,3% não sabem em quem votar
O levantamento levou em conta 17.395 casos, com maiores de 16 anos em todo o país. Realizaram a pesquisa por meio de celular e com um percentual de telefone fixo para otimizar a cobertura. O nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,8%, para mais ou para menos.
Posteriormente, na questão sobre a intenção de voto de cada chapa presidencial, Milei-Villarruel voltou a prevalecer sobre Massa-Rossi. Ou seja, uma diferença menor e um eventual empate técnico: 43,3% a 43,1%. Neste cenário, há 6,3% de votos em branco e 7,3% não sabem. Retirando essas duas variáveis, o binômio libertário cresce para 50,6% e os peronistas permanecem em 49,4%.
O segundo turno das eleições presidenciais da Argentina é realizado 30 dias após o primeiro turno. No caso das atuais eleições, a nova rodada de votações para a Presidência da República está prevista para o dia 19 de novembro. Entre 8h e 18h, segundo as autoridades eleitorais do país.