No momento, você está visualizando Mosaico de herói da Guerra de Troia é encontrado na Turquia
O mosaico teria sido confeccionado há aproximadamente 1.500 anos, representando o herói da Guerra de Troia

Mosaico de herói da Guerra de Troia é encontrado na Turquia

O mosaico representa o lendário herói de Troia, Eneias

A descoberta do mosaico ocorreu durante as escavações em uma área de construção, revelando, assim, os restos de uma vila romana e um mosaico representando o famoso herói, que também teve menção em “Ilíada” e “Odisseia”, obras do lendário Homero.

De acordo com os especialistas citados pelo jornal Daily Sabah, a área onde o mosaico foi encontrado foi construída nos séculos I e II d.C. E se tratava da antiga cidade de Flaviapolis, construída durante a Era Romana.

Por sua vez, o mosaico teria sido confeccionado há aproximadamente 1.500 anos, representando o herói da Guerra de Troia.

Eneias foi um dos poucos troianos a sobreviver à queda de Troia nas mãos dos gregos. Depois de a cidade ter sido vítima de saque, o herói reuniu um grupo de sobreviventes e embarcou em uma longa viagem para encontrar um novo lar.

Um presente de grego

De acordo com a epopeia homérica e com a mitologia grega, o cavalo de Troia era um cavalo de madeira oco por dentro. E, em seu interior, escondiam-se diversos soldados gregos, inclusive Odisseu, com a intenção de adentrar as muralhas de Tróia e vencer a guerra. O cavalo foi um presente ao rei Príamo, que o aceitou de bom grado, entendendo que era um sinal de desistência dos gregos.

Os habitantes de Tróia concluíram, no entanto, que o presente seria aceito e levado ao interior das fortificações troianas.

Durante a noite, enquanto todos os troianos dormiam, os soldados gregos se esconderam dentro do cavalo saíram e abriram os portões da cidade para os demais combatentes gregos, que aguardavam escondidos do lado de fora. Já em território troiano, o exército grego saqueou, incendiou e destruiu a cidade transformando-a em ruínas. A maior parte dos troianos foi morta pelos gregos e na ocasião resgataram, contudo, Helena.