Longa Motel Destino do diretor brasileiro, Karim Aïnouz, competirâ pelo principal prêmio do Festival de Cannes que ocorre entre os dias 14 e 25 de maio
O filme “Motel destino”, dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz, foi selecionado para o Festival de Cannes de 2024. O longa é o único latino-americano na lista pela disputa da Palma de Ouro, principal prêmio do evento. Entre os selecionados também estão diretores como Francis Ford Coppola e Yórgos Lánthimos. O evento ocorre entre os dias 14 e 25 de maio
“Motel destino” foi filmado inteiramente no Ceará e tem nomes como Fábio Assunção e Nataly Rocha. Essa é a sexta indicação de Karim Aïnouz no festival, sendo a segunda consecutiva. No ano passado, o brasileiro foi indicado à Palma de Ouro com “Fireband”.
Karim celebrou em suas redes sociais a indicação: “Cheio de alegria! Hoje é carnaval no Ceará!”, escreveu, compartilhando registros da gravação do thriller erótico. “É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira”, afirmou o diretor.
Em “Motel destino”, o estabelecimento na beira de uma estrada no litoral cearense é plano de fundo da história do jovem Heraldo, que chega uma noite e transforma a rotina do local. O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, com coprodução internacional da francesa Maneki Films e da alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films, ambas do Reino Unido. O filme ainda tem co-produção da Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil Aliás, conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Confira a lista completa dos indicados:
- “Le Deuxième Acte” de Quentin Dupieux
- “The Apprentice” de Ali Abbasi
- “Motel Destino” de Karim Aïnouz
- “Bird” de Andrea Arnold
- “Emilia Perez” de Jacques Audiard
- “Anora” de Sean Baker
- “Megalopolis” de Francis Ford Coppola
- “The Shrouds” de David Cronenberg
- “The Substance” de Coralie Fargeat
- “Grand Tour” de Miguel Gomes
- “Marcello Mio” de Christophe Honoré
- “Feng Liu Yi Dai” de Jia Zhang-Ke
- “All We Imagine as Light” de Payal Kapadia
- “Kinds of Kindness” de Yórgos Lánthimos
- “L’amour Ouf” de Gilles Lellouche
- “Diamant Brut” de Agathe Riedinger
- “Oh Canada” de Paul Schrades
- “Limonov – The Ballad” de Kirill Serebrennikov
- “Parthenope” de Paolo Sorrentino
- “The Girl with the Needle” de Magnus Von Horn