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Nióbio pode ser o recurso usado na bateria da moto elétrica a ser fabricada no Brasil

Moto elétrica que recarrega em 10 minutos chegará ao Brasil

Bateria de nióbio seria usada para carga da moto elétrica no Brasil

O Brasil pode viabilizar recursos para comercializar sua primeira moto elétrica. Há muito tempo que vem se falando como o nióbio pode ser um recurso natural estratégico do Brasil para o futuro. Afinal, o país é responsável atualmente por 90% de todo o volume de extração global do metal.

Uma de suas possíveis aplicações é como óxido de nióbio em baterias de íons de lítio, substituindo elementos usados no ânodo ou cátodo, como níquel e cobalto. Em teoria, seu uso permite promover recargas ultrarrápidas de 10 minutos sem desgastes excessivos ou perda do ciclo de vida da bateria.

As vantagens da bateria de nióbio

Isso porque a estrutura cristalina do nióbio é mais aberta; o que facilita a intercalação do lítio e torna o componente mais maleável, dúctil, resistente ao calor, ao desgaste e a corrosões; e com melhores respostas de condutividade térmica e elétrica.

Tudo isso, claro, ainda permeia o campo da teoria. Na prática, instituições como a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) vêm promovendo estudos para descobrir se é viável; mesmo, produzir baterias de íons-lítio com óxido de nióbio ou até mesmo baterias sólidas do metal em larga escala.

O primeiro passo nesse sentido pode estar sendo dado após uma parceria firmada entre a CBMM e a Horwin; uma fabricante chinesa de motos e scooters que atua no mercado brasileiro desde 2019, ainda de forma tímida; mas que pretende se fortalecer no segmento de motocicletas elétricas nos próximos anos.

As duas empresas firmaram um acordo de produção de motos e scooters equipados com baterias de íons de lítio com nióbio. O primeiro protótipo desse projeto deve ser apresentado nos próximos meses e terá como mula o modelo CR6, uma naked com motor elétrico de 6.200 Watts ou 8,4 cv de potência, e por fim baterias que rendem 150 km de autonomia.

O objetivo é que todos os modelos de produção da marca vendidos no Brasil utilizem baterias com óxido de nióbio até o segundo semestre de 2024. “Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos”, diz Pricilla Favero, CEO da Horwin no Brasil.