Você está visualizando atualmente MT Ciências leva conhecimento aos municípios da região do Araguaia

MT Ciências leva conhecimento aos municípios da região do Araguaia

Programa MT Ciências atende mais de 2 mil pessoas no Araguaia, durante a 3ª Expedição Araguaia Xingu

O Programa MT Ciências da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) participou da 3ª Expedição Araguaia Xingu. A realização é da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ocorreu entre os dias 16 de novembro a 5 de dezembro.

Nesta edição foram atendidos os municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho. Somando assim, mais de 4 mil km percorridos na região Araguaia.

Entre os diferenciais da expedição, se destacam o atendimento às comunidades indígenas do Parque Nacional do Xingu, como a Aldeia Piaraçu, no município de São José do Xingu. Assim como as comunidades de Hawalora, Majtery e Itxala, no município de Santa Terezinha, às margens do Rio Araguaia.

A Expedição tem o objetivo de assegurar à população o acesso a serviços básicos de cidadania, como a oferta de atendimentos em saúde, consultas médicas e oftalmológicas, tratamento odontológico, vacinação, entre outros serviços. Além disso, o registro de nascimento tardio, segunda via de documentação, mediação de conflitos, conscientização ambiental e outros.

Com a parceria do MT Ciências, o TJMT tem a possibilidade de ampliar o alcance do projeto

Com a parceria do MT Ciências, o TJMT tem a possibilidade de ampliar o alcance do projeto. Dessa forma, pode assegurar o acesso da população à conhecimentos relativos a fatos e vivências do dia a dia, aproximando ainda mais o cidadão da tecnologia já consumida por ele. Apenas o programa MT Ciências registrou o atendimento de mais de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

“Participar da Expedição Araguaia Xingu é ampliar o acesso da população, levando a ciência a todo Mato Grosso, por meio do conhecimento sobre os experimentos e as experiências demonstradas pela nossa equipe, que despertam nos jovens, a partir daquele momento, o interesse pela ciência e pela busca de respostas”, disse a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (Seciteci), Lectícia Figueiredo.

Em seguida concluiu: “nesta edição tivemos a especial participação das comunidades indígenas, alcançadas graças à parceria com o Tribunal de Justiça. Isso reforça o objetivo do Governo em levar a ciência para todo Estado”.

Também ofertaram serviços de robótica, experiências de baixo custo, filmagens de drone, além de visitas ao planetário digital. Assim realizaram a projeção de vídeos em 180 graus relacionados à astronomia. A Expedição Araguaia Xingu reuniu mais de 100 profissionais das mais variadas áreas, e 23 entidades parceiras do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Fonte: Governo de MT