No momento, você está visualizando MT: Escola estadual associa jogo de xadrez ao ensino
Aulas de xadrez acontecem no contraturno e otimizam o aprendizado em língua portuguesa e matemática

MT: Escola estadual associa jogo de xadrez ao ensino

Tanto ao ensino da língua portuguesa quanto ao ensino da matemática

O Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso – Xeque-Mate – se tornou uma importante ferramenta de ensino. Para cerca de 300 estudantes da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa, que aprendem português e matemática enquanto jogam. O projeto é realizado em parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com o apoio da Federação Mato-grossense de Xadrez (Fmtx).

“As aulas de xadrez acontecem no contraturno. E, com isso, também otimizam o aprendizado em língua portuguesa e matemática, principalmente”, explica o professor de língua portuguesa José Luiz.

Ele destaca que o esporte usado como recurso pedagógico ajuda os estudantes a desenvolverem o raciocínio lógico. “Tomando decisões a partir de ações recebidas e executadas, a prática contribui para o desenvolvimento da vida social em sala de aula”, completou.

O projeto foi iniciado em 2022. Mas, neste ano, a Fmtx possibilitou ampliar o número de participantes com o envio de novos tabuleiros, relógios de xadrez e cadernos para anotações.

É um jogo cujo objetivo é capturar o rei do oponente

Conforme o coordenador pedagógico Eraldo Pereira, o entusiasmo dos estudantes é perceptível. “Cerca de 90% deles não conheciam o jogo. Mas com a massificação das regras e do desafio em dar um xeque-mate, a aprendizagem foi ágil”, disse.

A expectativa é que em seis meses a escola já tenha alguns mestres em xadrez. O foco maior, no entanto, é a aprendizagem tanto em língua portuguesa quanto em matemática.

A experiência tem demonstrado que o xadrez, associado às disciplinas de rotina, ajuda no desenvolvimento do estudante. Os melhores resultados nos exercícios diários e avaliações bimestrais se apresentam exatamente por quem leva o xadrez e a educação a sério.

O Projeto de Massificação do Xadrez faz parte do Programa Estadual de Ampliação do Acesso ao Esporte, desenvolvido pela Secel-MT.

O jogo de xadrez promove uma disputa por dois jogadores que se revezam nos movimentos das peças sobre o tabuleiro. É um jogo cujo objetivo é capturar o rei do oponente. Vence quem capturá-lo primeiro, jogada conhecida como xeque-mate.