Nos comentários, muita gente se mostrou assustada com o aperfeiçoamento das técnicas de luta do robô chamado Nadia
Já vimos robô cachorros e dançarinos, então chegou a hora de pesquisadores nos apresentarem um novo tipo de máquina intimidadora: um robô bípede que treina boxe com um humano.
O humanoide desenvolvido pela empresa IHMC, recebeu o nome de Nadia, uma homenagem à ex-ginasta romena Nadia Comăneci, conhecida por ganhar a primeira nota 10 da história da ginástica artística em uma edição dos Jogos Olímpicos.
A criação foi definida pelos desenvolvedores como um dispositivo “para a próxima geração da robótica”.
Assim, projetaram Nadia para ser flexível, com braços longos e 29 articulações. Dessa forma, permite movimentos amplos e trocas de socos honestas com um tutor humano.
- Nadia Magnenat Thalmann, especialista em robôs da Universidade de Genebra, na Suíça, serviu de modelo para os olhos e cabelos castanhos escuros do robô;
- Segundo a pesquisadora, Nadine e a tecnologia envolvida nela podem ser mais eficazes do que os cuidadores humanos;
- O projeto apresentado durante uma conferência organizada pela União Internacional de Telecomunicações para defender que a IA e os robôs ajudem a alcançar objetivos globais, como os relacionados à saúde.
Aliás, o humanoide consegue imitar muito bem um pugilista médio. Mas tem um detalhe nessa história: a ideia de tornar Nadia um robô totalmente autônomo com inteligência artificial no futuro. Então nessa gravação, ele será controlado por um pesquisador, com dispositivos de realidade virtual.
É exatamente por isso que a máquina conseguiu exibir movimentos tão elegantes e deixou muitos espectadores com medo.
“É isso, comece a ensinar combate aos robôs. Isso vai acabar de forma bem REAAAAL”, escreveu alguém nos comentários.
Apesar do treino de boxe, a IHMC planeja utilizar Nadia para propósitos mais nobres. Ou seja, combate a incêndios, desarme de bombas e resgate em desastres.