Você está visualizando atualmente Mulheres em Evolução prega igualdade entre homens e mulheres
Foi surpreendente a quantidade de pessoas que aceitaram o convite para participar da abertura do movimento Mulheres em Evolução

Mulheres em Evolução prega igualdade entre homens e mulheres

Programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

A segunda edição do movimento “Mulheres em Evolução 2023” amplia os debates e informações no que se refere ao combate a violência contra a mulher. Além disso, reivindica por igualdade nos direitos civis, políticos, jurídicos e sociais entre homens e mulheres. O evento idealizado pela primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, faz parte das programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher,desde o ano passado, se estende durante todo o mês de março.

“Hoje demos início a abertura desses debates no Cras Cristo Rei. Porém o evento irá acontecer nos outros Centros de Referência em Assistência Social dos bairros Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus. Estou imensamente feliz por ver neste local a casa cheia. Então ver as cidadãs e os cidadãos várzea-grandenses aqui participando desse evento, nos enche de emoção.

Várzea Grande se tornou um ‘case de sucesso’ na assistência social. E isso se deve ao trabalho que vem sendo realizado pela Administração Kalil Baracat. Através das secretárias Ana Cristina e Daniela Barone na condução da pasta. Bem como de todas as gerentes dos Cras e de todos os servidores”, elogiou Kika Dorilêo.

Em seu pronunciamento a primeira-dama enalteceu a presença de todos. Em especial, da desembargadora Maria Erotides Kneip, vice-presidente do Poder Judiciário. É uma pessoa que tem a vida dedicada a Justiça e ao bem social das pessoas. Ela sempre foi uma inspiração para toda a mulher, de carreira jurídica ou não. “Nós nos inspiramos diariamente na senhora. Na sua força, na sua resistência e na sua coragem de abrir as portas para as outras mulheres.

A mesa está representada por todos os poderes constituídos

Hoje ainda é difícil para muitas mulheres advogadas. Porque são massacradas em redes sociais por assumirem alguns posicionamentos que desagradam a maioria. Eu sei que a senhora há mais de 20 anos vem lutando por igualdade de condições para as mulheres. Por isso a senhora é uma inspiração diária para todas nós”.

Kika Dorilêo disse ainda que ver a mesa representada por todos os poderes constituídos demonstra a força de todos os segmentos. “Entendo que um Executivo forte se faz com apoio de um Legislativo igualmente forte e atuante. Temos vários representantes da Câmara Municipal, agradeço imensamente a presença de todos vocês, neste importante movimento, e obrigada pela parceria.

É extremamente importante que os poderes constituídos se respeitem e trabalhem de mãos dadas. Porque o resultado aparece para a população. Pois é ela quem precisa ser assistida e merece receber resultados do executivo e legislativo. Porque nós existimos para isso”, asseverou.

A Primeira-dama e promotora de Justiça, fez questão de lembrar que a Câmara Municipal de Várzea Grande tem forte representação feminina através das vereadoras. Como por exemplo, Eucaris Arruda, Rose Prado e Gisa Barros. Mas a relação respeitosa entre todos eles e a igualdade no tratamento entre aqueles legisladores que vivem de prestar serviços a população.

A Rede de Proteção em Várzea Grande é referência em MT

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e desembargadora Maria Erotides Kneip, disse que é uma honra e alegria estar ao lado da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat. Sobretudo, em todos os eventos que ela estiver. E em especial, nesse movimento realizado em Várzea Grande.

“Conheço a sua honradez e boto a mão no fogo pela sua dignidade. Neste evento, muitas palavras foram ditas em relação às mulheres, partilha, respeito, solidariedade, amor-próprio, não a violência, mas, a minha palavra hoje é igualdade.

Há pesquisas que mostram que as mulheres estão muito aquém da igualdade. Há uma previsão de que essa equidade de mulheres em cargos públicos e postos de liderança só daqui a 300 anos isso vai acontecer. E nós precisamos diminuir esse tempo. Não é possível que nossas filhas, nossas netas não vejam a igualdade”, disse a desembargadora. Afirmando que gostaria de concorrer a um cargo no espaço público junto a um homem e queria que ele ganhasse. Porém se ela fosse mais capaz, então que a vaga fosse dela, mas por competência.

Em seu pronunciamento, a desembargadora enalteceu o trabalho desempenhado pela secretária Ana Cristina e sua equipe. Sobretudo, pela excelência do trabalho na condução da pasta da Assistência Social, em Várzea Grande. Destacando a Rede de Proteção. “A Rede de Proteção em Várzea Grande é referência no Estado de Mato Grosso. É a mais completa e que verdadeiramente presta serviços através de todos os segmentos.

Queremos com o “Mulheres em Evolução” alcançar um número maior de mulheres

Desde o tempo da faculdade, conheço a Ana Cristina que já era aluna nota 10. E hoje, ela é secretária também nota 10. Ana é especial e altamente capacitada, uma mulher à frente de seu tempo. Tive a honra de ser sua professora na faculdade, onde ela já se destacava nos primeiros lugares”.

Para a vice-presidente do Tribunal de Justiça, quando se tem pessoas comprometidas com as ações para as quais elas são destacadas, quem ganha é a cidade e a população. Pois o prefeito Kalil Baracat faz uma gestão comprometida com o resultado e com a qualidade de vida de todos. Porque tem uma equipe de auxiliares e servidores comprometidos.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância do movimento “Mulheres em Evolução”, contar a força e engajamento do Legislativo e do Judiciário. E bem como, das classes e das lideranças comunitárias.  “Eu também abracei essa causa pela admiração à primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que é uma mulher extraordinária e nossa liderança feminina.  Queremos com o “Mulheres em Evolução” alcançar um número maior de mulheres. Tanto nos debates quanto nas decisões que possam mudar as nossas vidas.

Para que tudo dê certo, precisamos estar bem conosco mesmo

Sabemos que muitas mulheres, por depender financeiramente dos maridos, continuam com os seus agressores. O que nós queremos é que elas saibam que temos uma Rede de Proteção atuante. Pois temos à disposição inúmeros cursos de capacitação para que elas possam se preparar para o mercado de trabalho. E que também realizamos seletivas de empregos, por meio do Qualifica+VG, em parceria com as empresas privadas. Essa tem sido a nossa missão e nós estamos aqui para dar apoio e bem servir a população”, destacou.

A chefe da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso, Mariel Antonine, disse que em Várzea Grande a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira está realizando um excelente trabalho no combate a violência contra a mulher. Isso em todos os sentidos.  “Eu estou no município desde 2019 e acompanho o trabalho desempenhado nesta gestão. E realmente houve uma aproximação com vários setores públicos. Especialmente, da Delegacia da Mulher.  Nós atendemos três grupos de vulneráveis. São eles, mulher, criança e idoso. E somos parceiro do município e isso é muito importante. Assim como trabalharmos com outras organizações, e nós nos socorremos.

O mês da mulher é também para nós falarmos de nossas conquistas, sobretudo o que nós alcançamos. Sem esquecermos que a nossa felicidade não é alcançada com nenhuma atitude de outros. E que a nossa felicidade venha no comportamento do filho, do espaço ou da família. Para que tudo isso dê certo, nós precisamos estar bem conosco mesmo”.

Combate a violência contra a mulher

Emocionada a gerente do Cras Cristo Rei, Lucilene Amaral disse que ficou assustada com a quantidade de pessoas que aceitaram o convite para participar da abertura do movimento Mulheres em Evolução.  “Estou muito feliz em ver essa casa cheia de várias autoridades. Ainda mais, trazendo incentivo e propondo debates. E além disso, reafirmando apoio a Rede de Proteção e o combate a violência contra a mulher, em nosso município.  Juntos somos mais fortes”, pontuou.

O ponto alto do evento, no entanto, foram as apresentações dos resultados do Qualifica+VG. Principalmente daquelas mulheres que se tornaram confeiteiras. Ou que se formaram em panificação e que conseguiram colocar em prática novos afazeres que garantiram renda e principalmente trabalho para diversas famílias.

O evento “Mulheres em Evolução” também contou com a presença de vários vereadores. São eles, Eucaris Arruda, Pablo Pereira, Alessandro Moreira, Joaquim Antunes e de Bráz Jaciro. Bem como do presidente da OAB/VG, Rodrigo Araújo. Da Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídica, Flávia Moretti. Como também, da Presidente da Comissão da Mulher, Ana Germana. Incluido com a presença do Presidente da Iomat, Pedro Paulo. E ainda mais, da Presidente do Conselho da Mulher, Alexandrina Esquivel. Sem falar, da Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Dinei Ribeiro e da Conselheira Tutelar, Ednéia Almeida.