Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres agora em março, veremos mulheres inspiradoras na força de trabalho mundial ao longo da história
As mulheres inspiradoras vêm assumindo papéis de responsabilidade na indústria, na agricultura e em várias áreas há séculos, mas, no final do século 19 e início do século 20, os avanços tecnológicos e os conflitos globais empurraram sua mão de obra para o setor público em um ritmo ainda maior.
A Revolução Industrial se voltou contra elas, a produção em campos ao redor do mundo continuou a depender de seu trabalho e os esforços de guerra foram apoiados pela mão de obra feminina.
As mulheres em outras partes do mundo continuavam a apoiar os esforços agrícolas, onde as condições não eram melhores e incluíam igualmente longas horas de trabalho, muito tempo sob o sol quente e trabalho pesado.
Maior presença feminina no mercado de trabalho
Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a participação das mulheres na força de trabalho mudou novamente. Os esforços de guerra levaram as mulheres de muitos países a assumir funções que tradicionalmente ocupadas por homens.
Como os homens foram para o exterior, muitas mulheres trabalharam como operadoras de máquinas, montadoras e inspetoras. Outras aceitaram empregos como garçonetes, cozinheiras, atendentes de hospitais e equipes de limpeza. Ainda assim, seu maior envolvimento no mercado de trabalho não se traduziu em tratamento igualitário.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres muitas vezes excluídas dos cargos de gerência. Assim, recebiam de metade a dois terços do salário que os homens recebiam pelo mesmo tipo de trabalho.
A mulher no mercado de trabalho atualmente
Esse tipo de discriminação salarial – juntamente com uma variedade de barreiras para o crescimento e a inclusão – continua até hoje.
Os defensores da igualdade de gênero no local de trabalho continuam a lutar por salários iguais, licença parental e representatividade em cargos mais altos – e contra a discriminação e a exclusão.
Apesar dos desafios, as mulheres continuam a representar uma parcela significativa da força de trabalho global, embora não chegue à metade. De acordo com o Pew Research Center, as mulheres representam pelo menos 40% da força de trabalho em mais de 80 países.
Os cinco países com a maior participação feminina em todo o mundo estão na África Subsaariana. Enquanto as mulheres representam 46,8% da força de trabalho nos Estados Unidos e cerca de 45% na maioria das nações da União Europeia.