No momento, você está visualizando Mulheres passam a ganhar mais espaço na indústria de games
Cada vez mais, as mulheres buscam especialização e carreira na indústria de games

Mulheres passam a ganhar mais espaço na indústria de games

A indústria de games começa a ver mais influências das mulheres em um setor antes completamente dominado por homens

Apesar do número de homens ainda ser predominante nas empresas de tecnologia, a indústria de games vem verificando um crescimento exponencial na presença de mulheres, principalmente pelo fato delas estarem buscando mais qualificação nesse segmento.

Sendo um dos setores que mais cresce no mundo, o mercado de games deve atingir cerca de R$ 1 trilhão até 2023, segundo dados da consultoria especializada Newzoo.

Fora isso, as mulheres estão integradas com o universo dos jogos e já representam 53% dos gamers. Ou seja, elas estão cada vez mais inseridas neste universo e têm diferenciais como maior capacidade de organização e criatividade apurada.

Mas o espaço ocupado por desenvolvedoras de games ainda é tímido: das 14 maiores empresas globais de jogos, apenas 24% dos cargos são ocupados pelo sexo feminino. Estudo realizado pela consultoria International Data Corporation (IDC) aponta que apenas 5,8% das pessoas que ocupam cargos de desenvolvedores são mulheres.

Diante disso, o mercado tem trabalhado para alterar um pouco este cenário. De acordo com a Abragames, já existem alguns movimentos para mudar a realidade e ajudar na ampliação de inclusão de mulheres; assim como certificações e selos para empresas que apoiam a diversidade por meio de contratação.

Pandemia acelerou o crescimento

Segundo Rogério Felix, diretor de formação e desenvolvimento de games da ZION; considerado como uma das principais escolas na formação de desenvolvedores games, durante a pandemia, o número de mulheres buscando a qualificação em games, teve um aumento considerável.

“Nos últimos dois anos, a presença feminina em nossas unidades cresceu 15% e acreditamos que este número possa aumentar ainda mais”, estima o executivo.

A pandemia possibilitou uma maior aceleração do crescimento no mercado de games. Somente no Brasil, este número foi superior a R$10 bilhões em 2021, com alta de 5% em relação ao ano anterior; colocando o país líder em receita no setor na América Latina e o 12º no ranking mundial. Isso mostra o quanto as empresas estão em busca de desenvolvedores para atender a demanda de público.