Você está visualizando atualmente MULHERES NO OSCAR: Os filmes indicados que contam com direção feminina
Jane Campion, uma das diretoras mulheres indicadas ao Oscar 2022, é uma das favoritas a vencer com Ataque dos Cães

MULHERES NO OSCAR: Os filmes indicados que contam com direção feminina

A direção de mulheres é destaque em diversos filmes que estão no Oscar 2022

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e em março também conheceremos os vencedores do Oscar 2022. Por isso, vamos juntar as coisas e trazer 5 filmes que estarão disputando estatuetas na grande premiação do cinema que ocorre no dia 27 e que foram dirigidos por mulheres.

E mais: todos os filmes citados na lista estão disponíveis em plataformas de streaming no Brasil. Portanto, vamos à lista!

Ataque dos Cães – Jane Campion

A diretora neozelandesa Jane Campion é a responsável pelo recordista de indicações no Oscar de 2022, “Ataque dos Cães”. O filme foi então indicado a 12 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Som, Design de Produção, Montagem e Fotografia, além de Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst) e Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee).

Além disso, junto ao trabalho de dirigir, Campion também foi produtora e roteirista do filme. Ele está disponível na Netflix.

No Ritmo do Coração – Sian Heder

A cineasta americana Sian Heder assinou a produção “No Ritmo do Coração”, que está indicado no Oscar 2022 a três categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur) e Melhor Roteiro Adaptado. Ah, e além disso o roteiro também leva a assinatura de Heder. O filme está no catálogo da Amazon Prime Video.

Encanto – Charise Castro Smith

A animação da Disney “Encanto” foi codirigida por Charise Castro Smith, então em conjunto com Byron Howard e Jared Bush. No Oscar 2022, “Encanto” está indicado aos prêmios de Melhor Longa de Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. O filme está disponível na Disney+.

A Filha Perdida – Maggie Gyllenhaal

Ainda temos Maggie Gyllenhaal, a diretora do longa da Netflix “A Filha Perdida”. E a atriz vencedora de um Globo de Ouro (como atriz) e indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Coração Louco” estreou como diretora na produção e já ajudou o seu filme de estreia a garantir assim três indicações ao maior prêmio do cinema: Melhor Atriz (Olivia Colman), Atriz Coadjuvante (Jessie Buckley) e Roteiro Adaptado, este assinado por ela. O filme faz parte do catálogo da Netflix.

Três Canções para Benazir – Elizabeth Mirzaei

Por fim, dirigido por Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei, o filme “Três Canções para Benazir”, que conta a história real de um afegão morando em um campo de refugiados, então indicado ao Oscar de Melhor Curta de Documentário. Está disponível na Netflix.