O Encontro Indígena é gratuito e aberto para todas as idades, contará com apresentações culturais, palestras, mesas, oficinas e feira de artesanato
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, o Museu de História Natural de Mato Grosso vai realizar em Cuiabá, entre os dias 18 a 21, o 10º Encontro Indígena. O evento reúne pesquisadores e representantes de diversos povos indígenas de Mato Grosso para compartilhar experiências, saberes e lutas.
O Encontro Indígena contará com apresentações culturais, palestras, mesas, oficinas e feira de artesanato. Com direito a certificado, o evento é gratuito, sendo sugerida uma entrada solidária de 1kg de alimento não perecível por pessoa.
A proposta da edição deste ano é debater sobre as territorialidades, que não se restringem apenas ao espaço geográfico, mas que se estendem à própria (re)existência de cada povo. O evento também vai abordar políticas públicas, sustentabilidade e economia criativa.
No Brasil, existem mais de 240 povos indígenas remanescentes, de acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desses, 43 povos estão em Mato Grosso. Mas ao todo, cerca de 42 mil indígenas residem em diversos territórios distribuídos pelo estado.
Contudo o encontro é presencial porém as mesas-redondas serão transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Museu.
A iniciativa é do Museu de História Natural de Mato Grosso, do Instituto Ecoss e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Museu de Etnologia e Arqueologia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e Univag (Universidade de Várzea Grande).
Museu
O Museu de História Natural está na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, em Cuiabá. O 10º Encontro Indígena será entre os dias 18 e 21, e aberto ao público de todas as idades
O evento é presencial e gratuito, mas se você não puder ir pessoalmente, não se preocupe. As mesas-redondas serão transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Museu.