Spitzer da Nasa e Tess encontram planeta coberto por vulcões
Astrônomos da Nasa descobriram um planeta do tamanho da Terra, fora do nosso sistema solar que pode ser coberto por vulcões. Chamado de LP 791-18 d, o planeta pode sofrer explosões vulcânicas tão frequentemente quanto a lua de Júpiter, Io. Ou seja, o corpo mais vulcanicamente ativo em nosso sistema solar.
Segundo a Nasa detalhou, encontrou-se o planeta distante utilizando dados do Tess (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da Nasa e do Telescópio Spitzer. Bem como, um conjunto de observatórios terrestres.
O LP 791-18 d orbita uma pequena estrela anã vermelha a cerca de 90 anos-luz de distância na constelação do sul da Cratera. A equipe estima que é apenas um pouco maior e mais massivo que a Terra.
“Os astrônomos já conheciam dois outros mundos no sistema antes dessa descoberta, chamados LP 791-18 b e c. O planeta interno b é cerca de 20% maior que a Terra. O planeta exterior c, tem cerca de 2,5 vezes o tamanho da Terra e mais de sete vezes a sua massa”, informou.
Júpiter e algumas de suas luas afetam Io de maneira semelhante
Durante cada órbita, os planetas d e c passam muito próximos um do outro. Pois cada passagem próxima pelo planeta mais massivo c, produz um puxão gravitacional no planeta d, tornando sua órbita um tanto elíptica. Nesta trajetória elíptica, o planeta d tem uma leve deformação toda vez que gira em torno da estrela.