África pode se dividir em dois continentes
Uma fenda está se formando na África e cientistas estimam que isto irá gerar um novo oceano. Além disso, pode dividir o continente em dois. Mas só daqui há muitos anos ou talvez milhões.
Fenda africana não para de aumentar
Em 2018, as terras do Quénia (África Oriental), foram abaladas por um evento geológico perturbador. Formou-se uma enorme fenda que se estende por 56 quilômetros e envolve uma autoestrada que liga Nairobi a Narok. O pior de tudo é que ela continua crescendo dia após dia.
Este fenômeno chama-se de East Africa Rift (Fenda da África Oriental em tradução livre). Mas tem o nome no Brasil de Vale do Rift, ou Vale da Grande Fenda. Isto abriu margem para cientistas fazerem descobertas incríveis: um possível novo oceano e a divisão do continente em dois.
Fenômenos do tipo, embora lentos e graduais, são importantes para o desenvolvimento do planeta. E é por meio desse rifts que nosso planeta se moldou ao longo do tempo. Isto influencia no clima, a topografia e até a evolução da vida na Terra.
Novo oceano e novo continente?
A fenda já se estende em cerca de 3.000 quilômetros desde o Golfo de Aden até Zimbabué. Desde 2018 um artigo da Sociedade Geológica alertou para a divisão do continente em dois, o que geraria um novo oceano na Terra. Existem outros pesquisadores que concordam, como neste estudo publicado no Daily Mail.
Nesta publicação (em PDF) na HAL Open Science, a equipe responsável analisa a evolução da fenda e também calcula possíveis consequências. Além disso, também relacionam a função do magma e movimentação das placas tectônicas com a expansão do rift.
No entanto, este processo pode levar cerca de dezenas de milhões de anos (talvez menos, especialmente por conta das intervenções humanas).