Vários estados do Brasil já estão aceitando o novo RG Digital pelo celular
Neste ano de 2022 já é possível realizar o download do novo RG digital diretamente no seu celular para não ser mais necessário portar o documento físico em mãos. A possibilidade de acessar o RG diretamente pelo celular garante mais praticidade ao cotidiano do cidadão brasileiro, sobretudo porque ter o documento em mãos é de suma importância.
Antes de mais nada, é importante destacar que essa nova opção concedida pelo Governo traz mais facilidade porque o cidadão não precisa estar com o documento físico em mãos, garantindo ainda mais segurança.
Primeiramente, é importante destacar que o RG Digital é um aplicativo oferecido por meio dos Estados para a população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento. Todavia, apesar de ser oferecido em vários estados do país, nem todos ainda possuem a versão digital do documento.
Locais onde já se pode baixar
Atualmente, a ferramenta já está disponível nos estados de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Quem vive nestes estados, portanto, só precisa procurar por RG Digital na Play Store; no caso de quem possui um aparelho Android, ou na Apple Store; para quem usa iPhone.
Por fim, após instalação do RG Digital, basta que o cidadão clique na opção de adicionar o RG. Após isso, basta apontar a câmera do seu celular no QR Code que está no seu documento e validar a versão digital.
Ainda precisamos destacar que a versão digital do RG difere do novo RG recentemente lançado pelo Governo. Acontece que a nova versão começará a sua emissão a partir de 2023 e a exigência acontecerá somente em 2032.
Seja como for, essa versão que já pode ser acessada é a versão tradicional do documento e não a nova. Vale lembrar que a maior diferença entre o documento atual e o novo RG é que o novo RG terá como numeração o próprio CPF do cidadão.
A emissão do novo RG digital começou desde o dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.