Você está visualizando atualmente Número de empresas abertas em 2023 já supera todo ano passado
Mato Grosso registrou a abertura de 60.266 mil novas empresas, entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados da Junta Comercial de MT

Número de empresas abertas em 2023 já supera todo ano passado

Mato Grosso registrou a abertura de 60.266 mil novas empresas em 2022, foram 44.347 mil novos microempreendedores

De acordo com dados da Jucemat, Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, entre janeiro e agosto deste ano, Mato Grosso registrou a abertura de 60.266 mil novas empresas.

O acumulado de empresas abertas nos primeiros oito meses deste ano já maior que de todo o ano de 2022, quando implantaram 57.627 mil novos empreendimentos. O saldo atual supera em 4,6% todo realizado no ano passado.

Conforme dados da Jucemat, o crescimento na abertura de empresas no Estado em 2023, no primeiro semestre puxado, principalmente pelas atividades de serviços, com 40.515 mil (7,60%), indústria 4.601 mil (2, 09%) e comércio 15.152 mil ( -2,06%). Somente em Cuiabá e Várzea Grande, abriram 18.611 mil empresas, ou seja, um umento de 5,9% em relação ao ano anterior.

Além das novas empresas, emitiram 41 mil novos CNPJs de microempresas no Estado, segundo dados do Ministério da Economia. Esses números foram impulsionados pela eficiência nos serviços públicos, oferta de linhas de crédito. Assim como incentivos fiscais e ações para a melhora de um bom ambiente de negócio.

Em 2022, foram 44.347 mil novos microempreendedores. Com isso, são mais de 100 mil novos CNPJs em todo o Estado. Microempreendedores são aqueles que possuem um CNPJ. Assim, se tornaram pessoas jurídicas, que tem um faturamento de até R$ 360 mil anual. Além disso, também se considera microempresa, o profissional que pode optar por ser individual ou sociedade.

Oportunidades para todos

O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, conta que a integração dos 141 municípios à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim), promove a oportunidades a todos.

“Pela internet, o cidadão que deseja abrir sua empresa, regularizar o seu negócio, consegue rapidamente obter esses serviços. Isto é, emissão de CNPJ, licenciamentos e alvarás que podem ser feitos pela internet, sem papelada e nem necessidade de se dirigir aos órgãos competentes. Esse acesso sem filas de espera e papéis é um apoio a mais para quem deseja ter o próprio negócio”, afirmou o presidente.