A pandemia levou as empresas a investirem em tecnologias como chatbots no atendimento que permitem a criação de experiências imersivas e envolventes
O Brasil é um dos países que mais utiliza robôs de conversação em todo o mundo como chatbots no atendimento. No último ano, o total de bots já desenvolvidos no país aumentou 47%, passando de 216 mil para 317 mil. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o Brasil tem hoje 58 mil chatbots em atividade, que trocam 4,5 bilhões de mensagens por mês.
Isso nos leva a refletir sobre a importância desta ferramenta para as organizações, principalmente se levarmos em consideração que as tendências de marketing digital em 2023 apontam para um maior foco em experiências personalizadas e interativas.
A pandemia levou as empresas a investirem em tecnologias que permitem a criação de experiências imersivas e envolventes. Com o uso cada vez maior de dispositivos digitais e com a valorização da popularidade nas redes sociais, as empresas encontram no chatbot uma solução para interagir, de forma inovadora, com o seu público-alvo.
Chatbots
Outro ponto relevante é que o chatbot nos permite aprimorar e integrar processos, não só promovendo experiências satisfatórias para o público externo. Assim também, gerando apoio ao público interno. Em outras palavras, o chatbot pode dinamizar a área comercial de uma empresa, transmitindo informações e facilitando pedidos de forma automática (isso sem contar que, por meio dos chatbots, um gestor pode contribuir e administrar as tarefas dos colaboradores, como envio de lembretes e avisos de compromissos, por exemplo).
Quase dois anos após a pandemia, podemos dizer com total segurança que os chatbots foram fundamentais para as empresas darem prosseguimento às suas operações. Foi graças a esta ferramenta que muita gente conseguiu suprir as demandas de seus Clientes. Ainda assim, há quem ainda se pergunte por que as empresas apostam em um recurso tecnológico baseado em inteligência artificial e machine learning para automatizar a comunicação.
Ainda temos um amplo mercado para explorar, de acordo com pesquisa sobre Tendência do varejo em 2023, realizada pela Opinion Box e Dito. A pesquisa mostra que o ano de 2023 foi marcado pela consolidação do comportamento omnichannel do público. Isso nos revela que é difícil pensar que uma empresa hoje possa ignorar a necessidade de atender o seu Cliente sem utilizar um chatbot. Quem viver, verá que 2023 será marcado pela transformação digital, com o uso cada vez mais acentuado da tecnologia para aprimorar a experiência do Cliente. E é claro, a gestão dos negócios.
Quem quiser atender de maneira personalizada, de acordo com as especificidades de cada Cliente, precisará investir e priorizar os chatbots. A tecnologia, definitivamente, vai muito além de uma tendência de mercado, ela é a chave para interagir cada vez mais nas relações humanas.