Pomerode atrai visitantes de todo o Brasil que buscam os parques, zoológico, museus, rotas culturais, lojas de fábrica variadas e gastronomia única
Pomerode é uma cidade pequena, mas com um potencial turística imenso. Não é à toa que Pomerode foi eleita como o melhor destino turístico do Brasil neste mês de novembro pelo site Melhores Destinos.
Mas, afinal: o que fazer em Pomerode? Não faltam opções. Desde passeios em parques, zoológico, museus, rotas culturais, lojas de fábrica variadas e claro, uma boa gastronomia atraem todos os anos milhares de visitantes para o pitoresco município do Vale do Itajaí.
A cultura brasileira de origem alemã, resultado da imigração germânica iniciada no século XIX, está presente em todos os cantos da cidade que é considerada carinhosamente pelos moradores como “nossa pequena Alemanha”.alguns deles.
Bioparque Zoo Pomerode
Um lugar imperdível para crianças e adultos. O primeiro zoológico da região sul e o terceiro mais antigo do Brasil, o Zoo Pomerode tem mais de 250 espécies de animais e está entre os 10 melhores zoos da América Latina.
O espaço fica localizado na rua Hermann Weege, 180, no centro da cidade e fica aberto diariamente das 08h às 18h.
Alles Park
O parque tem temática de Vila Germânica e atrações imperdíveis. A atração principal é a Vila de Neve, com temperaturas abaixo de zero. O parque fica na rua 21 de janeiro e funciona de quinta e domingo, das 10h às 19h, sexta e sábado, das 10h às 20h.
Rota do Enxaimel
Um passeio inesquecível por uma das melhores vilas turísticas do mundo, descrita assim pela própria ONU (Organização das Nações Unidas). A paisagem cultural é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e reúne 52 casas enxaimel, estilo da antiga técnica construtiva caracterizada pelos tijolos e vigas aparentes de madeira.
A rota tem visitação a casas históricas, artesanato, restaurantes, produtos coloniais, trilha da natureza, entre outros atrativos. É possível percorrer de carro, bicicleta ou até a pé. Para quem preferir, também há serviço de guias especializados.
Rota do Imigrante
O caminho por onde chegaram os primeiros colonizadores de Pomerode traz a experiência dos costumes e sabores de antigamente. O roteiro reúne experiências rurais, produtos típicos e belas paisagens.
Rota Raízes Germânicas
Natureza, história, bem como produtos únicos feitos em Pomerode num roteiro pelo bairro Pomerode Fundos, onde estão algumas das mais bonitas vistas da cidade.
Queijo premiado no “Oscar”
O melhor queijo da América Latina é catarinense. Todavia o queijo Morro Azul de origem 100% brasileira tem receita autoral criada em Pomerode. Na loja de fábrica é possível realizar a visitação, sob agendamento de segunda a sábado, das 09h às 19h. Endereço: rua dos Atiradores, 71.
Oficina para criar a própria vela artesanal
Contudo uma fábrica de velas em Pomerode resolveu aproximar ainda mais os visitantes dos itens confeccionados no local por meio de uma oficina. Os visitantes podem participar da oficina e criar suas próprias velas artesanais. Aliás, a fábrica lidera a Rota Raízes Germânicas, um dos roteiros culturais de Pomerode.
Casa do Imigrante Carl Weege
A belíssima construção enxaimel é um memorial com móveis e objetos da época da colonização que homenageia Carl Weege, um dos pioneiros imigrantes de Pomerode. Mas o espaço pode ser visitado na rua Vidal Ferreira, 1032, em Pomerode Fundos.
Museu Pomerano
Sendo assim, o acervo do Museu Pomerano reúne uma rica coleção de objetos do dia a dia dos colonizadores. Portanto, dispõe de equipe preparada para visita guiada na estrutura que fica na rua Hermann Weege, 111, no centro da cidade.