Você está visualizando atualmente O Senhor dos Anéis entrega batalha sangrenta em 6º episódio
Perto de encerrar sua primeira temporada, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder focou em uma grande batalha em seu 6º episódio

O Senhor dos Anéis entrega batalha sangrenta em 6º episódio

Série do Prime Video segue acrescentando camadas aos vilões

Perto de encerrar sua primeira temporada, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder focou em uma grande batalha em seu sexto episódio.

Mostrando mais sobre os orques, a produção do Prime Video segue adicionando camadas aos personagens. Apostando assim também, na repetição de momentos conhecidos.

Grande parte do sexto episódio da produção se passa na batalha dos orques contra os moradores das Terras do Sul. Uma armadilha no local, com a ajuda de Arondir (Ismael Cruz Cordova) e Bronwyn (Nazanin Boniadi) se posiciona para atrasar as criaturas. Mas isso não impede que a batalha a seguir seja sangrenta. Especialmente levando em consideração as demais adaptações de Tolkien para as telas.

Durante o conflito, o elfo com a interpretação de Cruz Cordova quase morre. E, assim, Bronwyn também participa de uma dura cena, mas uma flecha o atinge. A série mostra que a população ficou tão confiante com o plano, que eles próprios caíram em uma armadilha cruel dos orques. Assim, lutam contra e matam pessoas que faziam parte da comunidade.

O “certo” e o “errado” possuem linhas bem traçadas dentro da obra

Tal sequência segue o caminho de acrescentar mais camadas aos orques durante a Segunda Era da Terra-média. Além de correr e matar, as criaturas também criam planos ousados para conquistar as terras dos homens. O que torna a luta ainda mais interessante de acompanhar.

Essa característica se repete após a chegada dos cavaleiros de Númenor ao local, acompanhados de Galadriel (Morfydd Clark). Ao confrontar Adar, ela ouve do personagem, que Sauron queria “curar a Terra-média”, indicando como o vilão. E todos que o seguem, se enxergam como o lado certo da história.

Embora isso tenha aparecido levemente em alguns momentos da trilogia de O Senhor dos Anéis, o tema nunca tinha sido a fundo. Afinal, o “certo” e o “errado” possuem linhas bem traçadas dentro da obra de Tolkien. Mostrar que os vilões consideram estar fazendo algo certo é um ponto interessante. Especialmente em uma série de TV, que tem mais tempo para explorar e desenvolver personagens.

É preciso dizer também, que a chegada dos cavaleiros de Númenor gera uma certa confusão em relação à linha do tempo. Ao passar por diversos núcleos em um mesmo episódio, Os Anéis de Poder não pontua se todos os eventos estão acontecendo simultaneamente. Ou se o público vê cenas de um lugar no passado, e de outro no futuro. Entre os acontecimentos na ilha e a batalha dos orques nas Terras do Sul, aconteceu uma passagem de tempo pouco sentida em termos narrativos. Esse ponto poderia ser melhor, é claro. Mas a série conta com uma certa suspensão de descrença por parte do público. Já que isso é algo que acontece em várias produções.

A série tem tudo para entregar uma grande experiência aos fãs

Em meio a essa grande batalha, Os Anéis de Poder também segue repetindo algumas cenas e situações da trilogia comandada por Peter Jackson. Desde a aclamação de Halbrand (Charlie Vickers) como rei das Terras do Sul, até quando Theo (Tyroe Muhafidin) sai da linha de frente da batalha para proteger os mais fracos. Há vários momentos que soam familiares até demais. Embora esse recurso tenha sido interessante no começo para criar uma atmosfera de conforto aos espectadores, agora há a sensação de que as repetições são usadas à exaustão. Especialmente em sequências que a série poderia mostrar mais a própria personalidade. Isso não chega a atrapalhar a experiência do episódio, mas soa como um alerta para que o exagero de semelhanças seja deixado de lado. Especialmente nesta segunda temporada.

Mesmo com alguns pontos negativos, o sexto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, intitulado de “Udûn”, termina de forma grandiosa. Focando no crescente poder das forças do mal nas Terras do Sul. Ainda que os homens tenham conseguido uma vitória, a força de Sauron perdura mais uma vez. E o local é invadido por uma grande escuridão, que deixa até mesmo Galadriel sem saber o que fazer. É um final catártico, que gera grande curiosidade para o episódio seguinte e para o encerramento da temporada.

Com mais dois capítulos pela frente, a série tem tudo para entregar uma grande experiência aos fãs. Mas precisa tomar um cuidado especial com as repetições e ligações entre as linhas do tempo.

Enfim, o Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder ganha novos episódios às sextas-feiras, no Amazon Prime Video.