Você está visualizando atualmente OCDE faz evento em Paris para debater ações de sustentabilidade
Entre as ações de sustentabilidade debatidas em reunião da OCDE, o Brasil reafirmou seu compromisso mundial no combate às mudanças climáticas

OCDE faz evento em Paris para debater ações de sustentabilidade

Foram apresentadas ações de sustentabilidade desenvolvidas pela agricultura brasileira na OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou nesta semana, em sua sede em Paris (França), evento para debater caminhos efetivos para ações de sustentabilidade desenvolvidas por Brasil e Portugal.

O evento marca a celebração dos 200 anos da independência do Brasil. Sobretudo, o encontro visa uma troca de conhecimento sobre estratégias que estão sendo exploradas pelos dois países.

Segundo a OCDE, o objetivo é discutir políticas inovadoras capazes de promover o uso sustentável dos recursos naturais sem reduzir a produtividade e a subsistência se tornou crucial. Dessa forma, busca garantir uma recuperação face aos desafios climáticos e sociais atuais.

A estratégia de implementação das iniciativas é formada por um conjunto de políticas, em camadas, que se complementam e fortalecem para os resultados prioritários. 1) aumento de renda do produtor rural. 2) produtividade e segurança alimentar. 3) fortalecimento das práticas de adaptação e mitigação. 4) agricultura digital e ecossistemas de agrobusiness.

Para alcançar a sustentabilidade, as peças fundamentais são: agricultura sustentável, bioeconomia e economia sustentável dos oceanos.

Plano ABC+

O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária – ABC+ para o período 2020-2030 é um projeto de sustentabilidade e inovação no campo. O objetivo do plano é promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária brasileira.

O Brasil, por meio da política pública, reafirma o compromisso mundial para o enfrentamento à mudança do clima. Portanto, estende por mais uma década o Plano ABC – Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.

Nesta segunda fase, focou-se então na necessidade premente da agropecuária brasileira adotar em seus sistemas produtivos, estratégias que aumentem sua capacidade adaptativa frente à mudança do clima.

Com essa finalidade, três pilares estratégicos compõem a base do ABC+: 1) a Abordagem Integrada da Paisagem (AIP). 2) Interconexão entre adaptação e mitigação. 3) o estímulo à Adoção e manutenção de Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis (SPSABC).

Às tecnologias fomentadas na primeira fase do Plano ABC, houve incorporação de novos sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis. Sempre respaldados por sólido conhecimento científico e tecnológico.

Em vigor desde 2021

Plano ABC+ está em vigor desde 2021, quando foi lançado. Entretanto, no dia 11 de agosto de 2022, houve publicação da Portaria Nº 471, retificando dois itens do plano.

De acordo com a Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, a alteração ocorreu devido a um ajuste de metodologia nos cálculos feitos pela equipe de pesquisa, permitindo maior rigor do valor total de emissões até 2030.

Fonte: Governo Federal