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O ônibus escolar elétrico foi criado nos EUA e ainda não opera oficialmente

Ônibus escolar elétrico serve como gerador de energia ao estacionar

Operação do ônibus escolar elétrico ainda não tem data para ser oficial nos EUA

Um ônibus escolar elétrico que funciona como estação de energia para as salas de aula quando em repouso. Essa é a proposta do Type A, modelo lançado pela BYD nos Estados Unidos na última semana.

Com capacidade para acomodar 30 estudantes, o ônibus escolar, além de ser zero emissões, oferece tecnologia V2G. Isto é, um conceito que faz o veículo se comportar como recurso de armazenamento energético quando em repouso. O Type A roda ainda até 225 km com uma única carga, apresentando dois tipos de carregamento: 150 kW (recarga rápida DC) e 19,2 kW (recarga monofásica AC).

“A capacidade de carregamento bidirecional do Type A é um divisor de águas”, explica Samuel Kang; chefe de soluções de tecnologia da BYD, em nota. “Os ônibus são carregados durante a noite quando a demanda de energia é baixa, e a energia limpa e livre de emissões é devolvida à sala de aula durante o horário escolar, quando o ônibus está estacionado. Assim, mantendo as salas bem iluminadas e os alunos e professores conectados.”

O ônibus escolar elétrico está disponível em três opções de comprimento: 8,1 m, 7,4 m e 6,9 m. O modelo possui ainda uma porta traseira para levantar até 362 quilos.

Segurança reforçada

A BYD fez questão de reforçar a segurança, colocando-a como prioridade no projeto do Type A. Recursos de série incluem portanto carroceria de aço, controle eletrônico de estabilidade e sistema de frenagem eletrônico. A bateria também se compõe de fosfato de ferro e lítio, então considerada a mais segura e confiável na indústria de veículos elétricos.

Um recurso interessante é o Predictive Stop Arm; uma camada adicional de proteção no ônibus escolar elétrico que monitora o tráfego na rua e, então notifica os alunos quando é seguro atravessar. Além disso, os ônibus trazem cintos de ombro de três pontos, assentos infantis integrados e sistemas de retenção portáteis.

A BYD não divulgou os preços do Type A. Ao mesmo tempo, não há previsão de quando o ônibus escolar elétrico entrará em operação nos EUA.