No momento, você está visualizando OPEN BANKING: Um novo sistema financeiro que está sendo implantado no Brasil
O sistema financeiro do Open Banking garante autonomia aos usuários

OPEN BANKING: Um novo sistema financeiro que está sendo implantado no Brasil

Entenda mais sobre o Open Banking, um sistema financeiro moderno e que te deixa no controle

O Open Banking é o novo sistema financeiro que promete dar mais autonomia para o usuário e mais oferta de produtos e serviços. Conheça as funcionalidades do modelo e como ele pode modificar sua vida financeira.

Em tradução literal, Open Banking significa banco aberto ou sistema financeiro aberto. Isso quer dizer que o cliente terá maior controle de seus dados e poderá levá-los ou compartilhá-los com a instituição financeira que oferecer melhores opções e pacotes de serviços ou produtos.

Todas as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, terão uma espécie de camada de tecnologia padronizada, facilitando e simplificando a comunicação entre as diferentes instituições.

Essa tecnologia é conhecida como API (Application Programming Interface) que em português significa Interface de Programação de Aplicativos. APIs são os padrões de programação de aplicativos, sites ou qualquer outra plataforma na internet. Dessa forma, quando o cliente quiser, ele poderá pedir que o banco compartilhe informações com outras instituições.

Como o Open Banking opera na prática

Imagine que durante 20 anos você manteve uma conta bancária no banco A, onde fazia todas as movimentações financeiras, pagava contas, fazia investimentos e obtinha crédito, sem nunca atrasar um único pagamento. Um cliente e tanto, certo?

Certo dia, você precisa trocar de instituição financeira, mas ao migrar para o banco B não há histórico das suas movimentações e todas as vantagens e benefícios que você conquistou ao longo de duas décadas simplesmente não existiam mais.

Com o Open Banking esse tipo de situação está prestes a acabar. Esse sistema tem como uma de suas grandes vantagens, a facilidade de portabilidade entre as instituições participantes.

Assim, ao mudar de banco, o relacionamento que você tinha anteriormente, é levado com você. A nova instituição poderá, então, oferecer serviços e produtos que mais se adequam ao seu perfil de forma simples e sem burocracia.

Alguns países, como Austrália e Índia também estão implantando o sistema, quase que simultaneamente ao Brasil. Já o Reino Unido foi o pioneiro e, assim utiliza o programa desde 2018. Os Estados Unidos, Rússia e Canadá estão analisando formas de implantar o Open Banking em seus sistemas financeiros.