Você está visualizando atualmente Ordem dos Músicos do Brasil em Cuiabá retoma trabalhos
A Ordem dos Músicos do Brasil de Cuiabá está de casa nova em Mato Grosso. Com inauguração prevista para terça (23)

Ordem dos Músicos do Brasil em Cuiabá retoma trabalhos

A cerimônia de abertura marcará o começo de uma nova Ordem

A Ordem dos Músicos do Brasil de Cuiabá, autarquia federal, está de casa nova em Mato Grosso. Entretanto, com inauguração prevista para terça (23). A nova sede da instituição será na Av. Senador Metelo, 1165 no Centro Sul. Sendo assim, o ato de inauguração será às 20h e contará com a presença do presidente do Conselho Federal da OMB, além de personalidades da música regional das mais variadas vertentes.

A cerimônia de abertura marcará o começo de uma nova Ordem, atualizada, transparente e conectada com as demandas. Bem como, com os anseios dos músicos de profissão em Mato Grosso. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento do estado no campo da música, tornando o segmento referência de oportunidades.

“A partir do dia (23) os músicos mais experientes que desejarem acessar seus registros poderão receber a documentação digitalizada. E além disso, anexar ou dar entrada no INSS para conseguir se aposentar como músico. Tudo isso, com assessoria jurídica especializada através da Ordem dos Músicos. Já os músicos que nunca se inscreveram na OMB poderão fazê-lo também a partir dessa data, tendo ainda mais vantagens e benefícios como descontos em produtos e serviços de diversos estabelecimentos”, comenta Wellington Berê. Berê é baixista e atual diretor do Conselho Regional de Mato Grosso.

Berê ao longo do último ano trabalhou nos bastidores para sanar uma série de pendências administrativas. Ou seja, as mesmas, que chegaram a interromper as atividades da entidade no estado. E, após meses se dedicando sobre um processo burocrático, o músico diz ter superado uma importante etapa na reestruturação da instituição em Mato Grosso. E agora, pode finalmente, retomar ações externas e abertas ao público.

Uma série de metodologias seguirão a partir da inauguração

O trabalho de formalização de convênios com outras instituições e estabelecimentos comerciais será intensificado. Sobretudo, por meio de uma série de reuniões, visitas e diálogos com a iniciativa privada de setores diversos. Tornando, assim, mais atrativo ao músico profissional estar inscrito no conselho e participar deste novo momento para a música em Mato Grosso.

A Ordem dos Músicos do Brasil  em Cuiabá tem a atribuição de defender institucionalmente as demandas dos profissionais. Atuando assim, como porta-voz da classe musical em toda e qualquer instância. A Ordem atuará também em várias frentes para promover a profissionalização, elevando o nível das relações de negócio, resultando em mais oportunidades e dignidade aos musicistas de Mato Grosso.

Vale lembrar que, no passado, a legislação determinava que o músico se inscrevesse no conselho. Agora, isso deixou de ser obrigatório. A partir de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 183) do Supremo Tribunal Federal, a qual tornou inconstitucional os artigos da lei 3.857/60, que institui a Ordem dos Músicos do Brasil.

Diante disso, os músicos não precisam mais se inscrever. Somente aqueles que desejarem fazer parte deste grupo é que farão parte, inscrevendo assim, por livre e espontânea vontade no conselho. Desse modo, podem utilizar este instrumento legal que é a instituição,

Uma série de encaminhamentos e metodologias de trabalho serão adotadas e seguirão, a partir da inauguração, o começo de uma nova Ordem. Isto é, atualizada, transparente e conectada com as demandas e anseios dos músicos de profissão em Mato Grosso. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento do estado no campo da música, tornando o segmento como referência de oportunidades.