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Publicações nas redes sociais de influenciadores ligados ao agro vem “furando a bolha” e viralizando nas redes sociais

Orgulho de ser agro entre jovens viraliza nas redes sociais

Conteúdos destacam a produção da agropecuária no meio online

Publicações nas redes sociais de influenciadores ligados ao agro vem “furando a bolha” e viralizando nas redes sociais, no Instagram, Facebook ou até mesmo no Tiktok. Assim, o conteúdo sobre agro tem crescido e mostrado cada vez mais o dia a dia das pessoas que trabalham com agricultura, pecuária, entre tantas outras vertentes.

Entretanto, o sentimento de orgulho por parte dos influencers em ser parte do agronegócio no país toma conta não só dos produtores. Enquanto consomem cada vez mais esse tipo de conteúdo, diferentes tipos de pessoas que não são ligadas ao agro se interessam por acompanhar o dia a dia de um produtor rural.

Um desses casos, de agroinfluencer, é da engenheira agrônoma Michele Guizini. Ela conta com quase 200 mil seguidores no Instagram e mais de 1 milhão no Tiktok.

A postagem feita por ela mostrando a importância do agronegócio no cotidiano das pessoas, ganhou repercussão. Segurando a placa dizendo “alimento, combustível e roupa vem da terra”, a influenciadora ganhou assim, o apoio de diversos produtores e produtoras rurais. Além disso, de outros seguidores não ligados ao agro.

“E sem o agro não há comida na mesa da população. Você é a minha inspiração pra seguir firme essa profissão maravilhosa que é o agro”, escreveu um seguidor.

Agro é tendência nas redes

Não foi só Michele Guizini quem demonstrou orgulho de fazer parte do campo. Divulgada recentemente pela fan page Quedas do Iguaçu, uma foto mostra uma jovem segurando uma placa. Ali ela reforça e demonstra a importância do agro no Brasil e no mundo. A imagem também virou tendência.

Com quase 500 mil curtidas, a frase “tu sabia que o pão não ‘nasce’ na padaria, ele nasce aqui (no campo)” ganhou apoio nas redes.

“É bom explicar para as pessoas que, inclusive, plantar e colher o trigo dá muito trabalho. Além de ter que contar com o fator ‘questões climáticas’ que nos atrapalham”, relatou a seguidora.

Camila Telles, outra jovem agroinfluencer tem em sua bio do Instagram um aviso: “Combato a desinformação sobre o agronegócio brasileiro”. Por meio de postagens no Twitter e no próprio Instagram, a creator defende e valoriza o agro e mostra orgulho em fazer parte do setor.

São diversos agroinfluencers, que, em um movimento crescente, querem mostrar nas redes a importância do agronegócio para o país.

Interesse pelo setor

Segundo Rodrigo Capella, jornalista e criador de conteúdo de agronegócio, os conteúdos sobre agro têm despertado cada vez mais a atenção dos consumidores em geral.

“Os influenciadores digitais ajudam a sociedade a conhecer mais sobre os benefícios, origem e propriedades dos alimentos” — Rodrigo Capella

“Com as divulgações realizadas pelos influencers, a sociedade se aproxima ainda mais do dia a dia do campo, ampliando assim, a conexão dos consumidores finais com o agro. Outro ponto importante é que os influenciadores digitais ajudam a sociedade a conhecer mais sobre os benefícios, origem e propriedades dos alimentos.”

O jornalista destaca ainda que a procura por conteúdo agro aumentou durante a pandemia. Ou seja, as pessoas passaram a valorizar mais os alimentos e querem saber sobre sua origem.

“Há quem busque informações descontraídas sobre a lida, quem prefira informações sobre determinado cultivo, do plantio a colheita. Há, também, quem queira saber a origem de um produto que está consumindo.

Além disso, Capella diz que muitas pessoas criticam o agro, mas sem entender como ele funciona. Dessa maneira, ao mostrar o conteúdo de maneira online e de forma mais simples, desperta-se um maior interesse das pessoas pelo agro.

Paolo Ricardo, fundador da Deu Match, empresa de marketing de influência, diz que os jovens que vivem o agro estão percebendo esse movimento de cada vez mais pessoas nas redes e, naturalmente, sendo instigados nessas produções de conteúdos.

“A indústria do agro nas redes sociais, também fortalecida por uma vertente do marketing que é mais ‘humana’, fica ainda mais evidente sua importância para o cenário. Inclusive, para o segmento econômico do país”, conclui Paolo.