Você está visualizando atualmente Orquestra faz apresentação Especial de Natal em Cuiabá
A Orquestra CirandaMundo apresenta o espetáculo “Especial de Natal” nesta quinta (22), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá

Orquestra faz apresentação Especial de Natal em Cuiabá

 O concerto de encerramento da Orquestra CirandaMundo no Cine Teatro Cuiabá evoca o espírito natalino

A temporada artística da Orquestra CirandaMundo está chegando ao fim e como já se tornou tradição em Mato Grosso, o concerto de encerramento evoca todo o espírito e musicalidade natalina, o “Especial de Natal”, que acontece nesta quinta (22), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. É possível, entretanto, retirar os ingressos antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 – Centro), na sede do Instituto Ciranda. Para isso, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis para doação.

Aliás, a apresentação deste ano conta com as participações especiais do Coro Primeira Ciranda e da dupla sertaneja Felipe e Zé Ribeiro. “O coro infanto-juvenil vai participar de canções de Natal tradicionais. Além disso, os sertanejos vão fazer um solo durante a execução de White Christmas”. É o que revela o maestro Murilo Alves, responsável pela regência do concerto.

Além de “White Christmas”, o repertório conta com outros clássicos natalinos. Bem como “Carol of the Bells”, “Jingle Bells” e “Noite Feliz”. “Também vamos tocar a Suite nº 1 de Peer Gynt, do compositor Edvard Grieg.Ela é uma peça estruturada em quatro movimentos”, antecipa Murilo Alves, que também é diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.

O repertório da orquestra é bastante abrangente

A Temporada Artística deste ano se caracterizou pela diversidade temática dos concertos. “Ares de Latinomérica” homenageou as sonoridades latino-americanas. Mas “Pra ver a Banda” trouxe a música de banda para o contexto de orquestra. Já o “Roda Mundo” apresentou números coreográficos concebidos especialmente para o espetáculo musical. Além disso, “A Arte de Nelson Ayres” foi dedicada à obra do compositor que já dividiu o palco três vezes com a Orquestra CirandaMundo.

“Foi uma temporada muito consistente. A Orquestra CirandaMundo tem a proposta de tocar música popular, regional, contemporânea e tradicional. Enfim, tentamos ser o mais abrangente possível para que os professores e alunos possam ter vivências significativas e contato com repertórios diferenciados”, explica Murilo Alves.

O Concerto Especial de Natal é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O Ciranda também conta com outras parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns destes parceiros.

Instituto Ciranda

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes. E também por professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. Uma instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

Enfim, a instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. Regularmente estarão disponíveis cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.