São exames preventivos dos cânceres de mama e colo do útero
Neste mês do Outubro Rosa a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande instalou mais um ponto de prevenção de cânceres, em parceria com o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT). Para dectetar principalmente o cancêr de mama e do colo de útero, que acometem em mulheres.
Denominada de ‘Tenda da Prevenção’, o local escolhido foi a Unidade de Pronto Atendimento 24h: Upa do Ipase. O atendimento terá o horário estendido das 17h às 21h. Somente nas terças e quintas deste mês.
Assim, no local as mulheres poderão realizar o exame preventivo com a coleta de CCO, que são para as que já completaram de 25 a 64 anos. E, para mulheres na faixa etária de 50 a 69 poderão fazer o agendamento para realizarem mamografia. Além disso, haverá também oportunidade de fazerem os testes rápidos de hepatite e sífilis. E, ainda mais consulta médica para o autoexame da mama.
“Montamos a tenda, neste local. Ali passam muitas pessoas em busca de atendimento médico. E também é de fácil acesso, para as mulheres que trabalham de segunda a sábado, e não tem tempo de se cuidarem. Dessa maneira, podem procurar mais este local para realizarem os exames preventivos. Resolvemos colocar a Tenda da prevenção, em horário estendido, para oportunizar a todas as mulheres nas faixas etárias exigidas a buscarem atendimento e realizarem os exames preventivos destes cânceres.
O objetivo é alertar sobre a importância da detecção precoce
Dessa forma, conseguiremos chamar a atenção de mais mulheres da nossa cidade a se prevenirem”, explicou a primeira-dama. Ela é promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, e destacou ainda que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da Prefeitura. O que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo de útero.
Kika Dorilêo alerta para a importância das mulheres se cuidarem e tirarem um tempo do dia para realizar os exames. “As mulheres da nossa cidade podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde, que trabalham com esse cuidado e realizam os exames básicos preventivos. Somente a mamografia, que será diferente, primeiro deverá ser feito o cadastro, nos pontos de atendimento, para o agendamento via regulação. Até o final do ano, esperamos que todas as mulheres já agendadas, concluam os exames. Vamos trabalhar até o final deste ano oportunizando especialmente a mamografia. O nosso objetivo é justamente alertar sobre a importância da detecção precoce desses cânceres na mulher”, alertou Kika Dorilêo.
O MTmamma é outra parceria para intensificar ainda mais o cuidado da mulher na busca de exames preventivos contra os cânceres de mama e colo do útero. “Várzea Grande fará um grande evento no dia 25 de outubro. Em conjunto com o MTmamma, para massificar mais essas informações. Porque o Outubro Rosa em Várzea Grande remete a lembrança de se cuidar e compartilhar informações sobre os cânceres. Além disso, promoverá a conscientização e vai levar a Saúde Pública para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento na Rede SUS de forma gratuita”, explicou a primeira-dama.