Passeios de trem oferecem uma experiência única e encantadora para quem busca explorar novos destinos de uma maneira diferente
Ao embarcar em uma viagem trem, os passageiros têm a oportunidade de apreciar passeios com paisagens deslumbrantes, muitas vezes inacessíveis por outros meios de transporte.
Além de oferecer uma perspectiva única das paisagens, as viagens de trem frequentemente conectam os viajantes a destinos que estão fora do circuito turístico tradicional. Isso proporciona a oportunidade de explorar lugares autênticos, descobrir novas culturas e vivenciar a hospitalidade local de uma maneira mais profunda.
Veja 6 passeios de trem surpreendentes
1. Trem da Serra do Mar (PR)
O trem viaja por 110 km em uma ferrovia com 125 anos de história, através de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica no Brasil. O passeio começa diariamente em Curitiba e parte rumo a Morretes, cidade fundada em 1721, recheada de construções históricas e dona de rica culinária.
2. Trem da Serra da Mantiqueira (MG)
O trem parte da estação da cidade de Passa Quatro (MG), localizada no km 34 da antiga “The Minas and Rio Railway Company”. No hall da estação de passageiros, os turistas podem visitar uma exposição fotográfica ao som de música típica mineira.
3. Expresso Turístico da Luz (SP)
Atualmente saem da Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, três passeios ferroviários turísticos administrados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
4. Trem das Águas (MG)
O roteiro das Águas tem duração total de duas horas e é embalado por show ao vivo de violeiros. Assim, parte da estação da cidade de São Lourenço (MG), seguindo para o município de Soledade de Minas (MG), margeando o rio Verde e cruzando lindos vales.
5. Trem das Termas (SC e RS)
Todavia composto por uma maria-fumaça de 1920 e seis vagões, das Termas realiza passeios aos sábados entre os municípios de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). Assim, recebe turistas que no trajeto dura toda uma tarde, podendo fazer um city tour em Marcelino Ramos e visitar o Balneário de Águas Termais e o Santuário Nossa Senhora da Salette.
6. Trem do Corcovado (RJ)
Contudo o passeio do Corcovado é mais um meio que um fim. É com ele que muitos turistas chegam até o Cristo Redentor e os mirantes que o rodeiam. Mas a viagem, feita em terreno íngreme, dura apenas 20 minutos e sua velocidade não ultrapassa os 15 km/h