Você está visualizando atualmente Pequenos produtores conseguem expansão do seu mercado em Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande está trabalhando para expandir o mercado consumidor de mais de mil pequenos produtores rurais da região

Pequenos produtores conseguem expansão do seu mercado em Várzea Grande

Duas ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável impulsionam os pequenos produtores rurais

A Prefeitura de Várzea Grande está trabalhando para expandir o mercado consumidor de mais de mil pequenos produtores rurais da região. Esta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), iniciou o processo para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF); e também está dando suporte ao pequeno produtor que aderiu ao chamamento público do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O produtor

No primeiro caso, o produtor que já possui o ‘Selo SIM’ de Sistema de Inspeção Municipal, caso queira, poderá receberá o ‘Selo Susaf’ onde a própria SEMMADRS terá autonomia sobre o licenciamento de empreendimentos de baixo impacto ambiental. A venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, que antes tinha a comercialização restrita ao município, agora poderá ser vendido sem barreiras, em todo o Estado. Isso, de acordo com a Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, de Várzea Grande.

Ao todo, entregaram 1.140 kg de mandioca e 650 kg de abóbora. Os alimentos serão úteis para compor a merenda em escolas municipais de Várzea Grande.

Conseguimos inserir ao menos 3 produtores nesse chamamento público e acompanhamos a primeira entrega, dando suporte técnico e apoio logístico para eles.

O coordenador também explica que Lei nº 11.947/2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado ao município pelo FND ao PNAE. Todavia deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

Assim como de suas organizações a maioria dos pequenos produtores de Várzea Grande estão instalados nos assentamentos Sadia I e III com 150 produtores cada. Além disso, Umuarama com 300 pequenos produtores, e, os demais na região do Limpo Grande, Formigueiro e Dorcelina Folador. Assim cada uma dessas comunidades também está organizada em associações e cooperativas.