No momento, você está visualizando Pesquisa revela um novo modelo de liderança feminina emergente no Brasil
As mulheres ocupam 39% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com a pesquisa CNI de 2023, com dados da PNAD Contínua do IBGE - Foto: Freepik

Pesquisa revela um novo modelo de liderança feminina emergente no Brasil

Empáticas, inovadoras e colaborativas, as mulheres aportam competências essenciais para o crescimento dos negócios

As mulheres ocupam 39% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com a pesquisa CNI de 2023, com dados da PNAD Contínua do IBGE, ou seja, uma representa um modelo de liderança novo e emergente no ambiente de negócios brasileiro.

Elas apresentam competências essenciais para a consolidação de ambientes corporativos mais sustentáveis. Assim como inovadores para atrair talentos e engajar.

Estas algumas das revelações da pesquisa “O modelo feminino de liderar negócios”, apresentada nessa quinta-feira (13) pelo CNEX. Uma das empresas do ecossistema Atitus Educação e do MIT Sloan Management Review Brasil. O evento de apresentação ocorre a partir das 19h no Green Future Hub (Av Amazonas, 533) em Lucas do Rio Verde (MT).

O estudo foi elaborado com o objetivo de identificar os fatores que estão moldando o estilo de liderança das mulheres. Bem como os desafios e oportunidades que surgem nas corporações quando mais mulheres ocupam estas posições.

A pesquisa mostrou o estilo de liderança feminina moldado pelas condições específicas vividas pelas mulheres no decorrer de suas carreiras.

Dentre os aspectos determinantes, estão desde os obstáculos específicos derivados do protagonismo em duas economias até a necessidade ampliada de aprendizado, passando por novos caminhos de networking.

CNEX e MIT Sloan Management Review Brasil

No dia 11 de março, o CNEX e a MIT Sloan Management Review Brasil, divulgam as descobertas de outra pesquisa no município mato-grossense. As habilidades que quero aprender vs as habilidades que as empresas precisam, que buscou determinar os conhecimentos e capacidades mais procurados pelas pessoas. Além disso, esclarece se realmente essas habilidades estão ligadas à prosperidade individual e das empresas.

As pesquisas ocorrem com base em análises quantitativas e qualitativas. A pesquisa quantitativa se deu pela plataforma Sqreem, que usou inteligência artificial para identificar interações na Internet. Sendo assim, analisa o comportamento dos usuários em relação a temas de liderança.

Os encontros fazem parte de um Roadshow que passa também pelas cidades de Caxias do Sul (RS), Joinville (SC) e Passo Fundo (RS). Eles precedem o lançamento das turmas para o conceituado programa de desenvolvimento de lideranças femininas conduzido pelo CNEX às maiores indústrias e empresas do país.