No momento, você está visualizando Pets precisam de atenção redobrada durante as festas de fim de ano
Muitos tutores enfrentam a difícil tarefa de resistir aos olhares suplicantes de seus pets durante as refeições

Pets precisam de atenção redobrada durante as festas de fim de ano

Veterinária alerta que ingredientes das ceias podem causar desde alergias até insuficiência renal nos Pets

Muitos tutores enfrentam a difícil tarefa de resistir aos olhares suplicantes de seus pets durante as refeições. Essa missão é ainda mais difícil durante as festas de fim de ano, período em que existe o risco de algum convidado oferecer alimentos humanos para os amigos animais. Portanto, é crucial redobrar a atenção e alertar os convidados para evitar situações prejudiciais à saúde dos pets.

Mas por que se preocupar? A médica veterinária do Hospital AmarVet’s, Fernanda de Paula, explica sobre a oferta de alimentos humanos não balanceados. Sendo não desenvolvidos para pets podem causar sintomas gastrointestinais diversos que podem variar de leves a graves, além de possíveis intoxicações.

E engana-se quem pensa que alimentos que são bons para humanos não representam risco para os animais. “Ingredientes como cebola e alho, frequentemente usados em temperos, contêm tiossulfato, uma substância que provoca oxidação dos glóbulos vermelhos de cães e gatos, levando a um quadro de anemia hemolítica.

Além disso, as frutas cítricas, muito presentes em preparações como molhos, saladas e sobremesas podem provocar distúrbios gastrointestinais, pancreatite e alergias”, informa Fernanda.

Sinais de alerta e recomendações

Devido à correria com os preparativos e a aglomeração de pessoas em casa, pode ser difícil controlar que os convidados não ofereçam alimentos para o pet ou que o animalzinho não consuma algo que caia no chão. Os sinais mais óbvios de que algo está errado, segundo a veterinária, são vômitos e diarreias. Porém alguns alguns alimentos também podem causar alergias e reações de hipersensibilidade, como edema na face.

“Sempre que o tutor suspeitar da ingestão de algo inapropriado levar ao veterinário é sempre a melhor opção, pois os sintomas clínicos podem ser brandos. Entretanto, as consequências podem ser graves. Principalmente a longo prazo, como evoluir para uma disfunção orgânica ou uma insuficiência renal”, explica.

A veterinária aponta ainda que uma opção é oferecer petiscos e produtos desenvolvidos especialmente para a saúde dos animais. “Esses produtos podem ser uma excelente opção para tutores que desejam incluir seus pets nas celebrações familiares. Oferecendo um alimento específico e desenvolvido com foco na saúde deles”, destaca a veterinária Fernanda de Paula.