Ter um bom planejamento financeiro familiar evita que bons projetos parem no meio do caminho
Os planos que fazemos para a vida funcionam como um norte a ser seguido por vários anos. É saudável ter projetos ambiciosos que só vão se concretizar depois de bastante tempo, inclusive no planejamento financeiro familiar. O desafio é evitar que esses projetos parem no meio do caminho. Você sabe como mantê-los em longo prazo?
O planejamento financeiro familiar te ajudará na manutenção de grandes objetivos. O segredo para concluir planos de longo prazo passa diretamente pela administração das finanças, mas não apenas por isso. É fundamental também traçar metas parciais – de curto e médio prazo – para manter acesa a chama do planejamento a ser concluído mais à frente.
Grandes planos precisam se inserir no dia a dia
Uma causa bastante comum para o insucesso dos planos de longo prazo é a distância do mundo real. Isso significa que objetivos grandiosos se perdem na correria do dia a dia e chegam a parecer uma ilusão. O abandono desses planos surge como algo natural, à medida em que a pessoa não percebe um progresso em direção à eles.
Metas de longo prazo podem ser fragmentadas para que não se perca a ideia de progresso. Se você planeja, por exemplo, acumular 1 milhão de reais em 10 anos, deve planejar em detalhes quanto vai acumular mensalmente. Pense que serão 120 meses em direção ao grande objetivo. Por isso, é preciso mapear o valor a ser atingido para cumprir cada etapa.
Exemplo de planejamento financeiro familiar
Muitos sonham em fazer o caminho de Santiago de Compostela com a família para renovar as energias. Imagine que você traçou esse objetivo, mas não conseguiu manter a saúde em dia para completar o percurso.
Perceba que um plano de longo prazo envolve as finanças, mas também outras esferas. A saúde da família é uma delas.
Muitas vezes, as preocupações do cotidiano são sufocantes e levam as pessoas a se dedicarem única e exclusivamente a problemas emergenciais. O limite de entrega de um trabalho, a falta de dinheiro para quitar um financiamento, a necessidade de vender algum bem… Os imprevistos estão sempre à espreita, por isso recomendo um ajuste de foco em seu dia a dia.
Claro que a teoria parece mais fácil do que a prática, mas vale a pena reservar parte do seu tempo para avaliar o andamento do seu planejamento financeiro familiar. Isso ajuda não apenas a mantê-lo nos trilhos, mas também lhe dá um gás extra ao perceber que os pequenos passos estão sendo dados. É natural que haja um reflexo direto em sua rotina, com menos problemas urgentes e mais tempo para o que importa de verdade.
Construa um bom planejamento de longo prazo
Ao planejar em longo prazo, lembre-se: o futuro é construído com base nas escolhas que fazemos hoje. Em outras palavras, não podemos deixar para pensar nesses grandes objetivos apenas quando o tempo previsto para sua conclusão estiver próximo.
Essa é a resposta mais lógica para o questionamento de como manter um bom planejamento financeiro familiar. Espero que você construa um plano sólido e, principalmente, não se esqueça de criar metas intermediárias a serem concluídas dia após dia.
Fonte: Gustavo Cerbasi – Foto: Paraná Banco