No momento, você está visualizando Plantas “choram” com sede ou sob estresse e podem ser ouvidas
De acordo com um estudo publicado pela revista científica Cell, as plantas sofrem quando estão com sede ou estressadas, choram

Plantas “choram” com sede ou sob estresse e podem ser ouvidas

As plantas bem hidratadas e sem cortes são muito mais silenciosas

Agora, um estudo recém-divulgado pode intensificar essa relação de afeto: as plantas “choram”! Apreciadores de plantas acreditam que elas têm sentimentos. Conversam, cuidam e escolhem o melhor lugar para o bem-estar da folhagem.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Cell, as plantas sofrem quando estão com sede ou estressadas, choram. Com isso, emitem sons transportados pelo ar.

Pesquisadores descobriram que as plantas que precisam de água ou tiveram seus caules cortados recentemente produzem até cerca de 35 sons por hora.

Em contrapartida, as plantas bem hidratadas e sem cortes são muito mais silenciosas, emitindo apenas cerca de um som por hora.

É possível ouvir o “choro” da minha planta?

Você nunca escutou uma planta com sede “chorando” porque os sons são ultrassônicos — cerca de 20 a 100 kilohertz. Isso significa que eles são tão agudos que poucos humanos podem ouvi-los.

Alguns animais, no entanto, provavelmente conseguem ouvir o som emitido pelas plantasmorcegos, ratos e mariposas poderiam viver em um mundo repleto de sons de plantas. Pesquisas anteriores, da mesma equipe, descobriram que as plantas também respondem a sons feitos por animais.

Estudo

Para escutar as plantas, a pesquisadora Lilach Hadany, da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, e membros de sua equipe, colocaram plantas de tabaco e tomate em pequenas caixas com microfones.