As espécies são ideais para embelezar a festividade
A nossa atenção se volta para plantas natalinas, quando faltam poucos dias antes do Natal. Pois é bastante comum, aproveitar o mês de novembro para começar a decoração da casa. Somente no último mês, a busca por “flores de Natal” cresceu 57% e já tem inspirado muitos internautas.
Pensando nisso, com a ajuda de um paisagista, listamos cinco plantas que transmitem o clima natalino. Seja pelo formato de árvore, seja pelas cores que remetem à celebração. Pois as espécies são ideais para enriquecer a decoração.
Confira abaixo as plantas natalinas que fazem mais sucesso!
1. Tuia Holandesa
A Cupressus macrocarpa, também chamada tuia holandesa ou árvore-da-vida, é uma conífera de pequeno porte. Ela tem folhas de coloração que então variam entre verde-limão e dourado. Mas muitos compram a espécie como pinheirinho de Natal. Originária da Inglaterra, suas folhas exalam um aroma cítrico de limão. Motivo que a faz ser conhecida popularmente como tuia limão.
Porém, a espécie prefere solo úmido e rico em matéria orgânica. Pois o cultivo em vaso exige regas diárias, com aproximadamente 500 ml de água diretamente no substrato. Ou seja, conforme o tamanho da planta. Quanto à iluminação, mantenha a tuia em local bem iluminado, onde receba duas horas de sol. Em locais de clima mais ameno, prefira colocar em sol pleno.
2. Azevinho
A Ilex opaca é um arbusto de médio porte caracterizado por suas folhas espinhosas. Ela possui bagas vermelhas e uma longevidade que pode atingir os 300 anos. “O azevinho ocorre de forma espontânea em quase toda a Europa, especialmente nas zonas menos degradadas da Europa Ocidental e do Norte. É possível, entretanto, encontrá-lo em locais como a Ásia Ocidental (Turquia e Irã), no Norte de África (Tunísia e Marrocos). Além disso, em algumas regiões do sudeste americano”, explica Eduardo.
Como precisa de bastante água, é importante regar a espécie todos os dias, especialmente quando estamos no verão. No inverno, é preciso reduzir a frequência de rega, já que o frio pode causar danos à planta. Ela prefere, no entanto, a adubação orgânica, que pode ser feita a cada dois meses.
3. Poinsétia
Com flores que podem ser vermelhas, amarelas, brancas, rosas ou mescladas, a Euphorbia pulcherrima tem fama de ser um símbolo natalino. Porém, a espécie é originária do México, sendo mais conhecida no Brasil como bico-de-papagaio.
Também chamada poinsétia, a planta deve ser cultivada a pleno sol. Assim como em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. No entanto, ela não é tolerante a geadas.
4. Hera
A Hedera helix, conhecida como hera, é uma planta multifuncional, pois sua beleza a torna ideal para fazer composições com flores em floreiras ou cestas suspensas. Na época de Natal, contudo, ela é muito usada para fazer guirlandas. Sua origem pois é das regiões da África, Ásia, Europa e Ilhas Canárias.
“A planta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, irrigado periodicamente”, diz Eduardo.
5. Zimbro
Além de ser utilizada para produzir gim, a Juniperus occidentalis é muito usada para fins medicinais. Ela ajuda na digestão e tem ação antioxidante e antisséptica, anti-inflamatória, tonificante, calmante e antiviral. E, ainda mais, antifúngica e antibacteriana. Na época de Natal, também costuma ser enfeitada como árvore.
O zimbro prefere solos secos, sem muitos nutrientes e bem drenado e não tolera umidade excessiva de jeito nenhum. Para cultivar a espécie em vasos ou no jardim, misture o solo comum com areia.
Gostou das dicas das plantas natalinas? Se sim, agora é aproveitar para deixar sua casa ainda mais deslumbrante nessas festas de fim de ano!