Estudantes devem estar atentos no que pode eliminar o candidato
Para ter sucesso na realização das provas do Enem é preciso prestar atenção às exigências e proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco eliminar no dia da prova. O Inep estabelece todos os anos uma série de regras a cumpridas pelos candidatos no dia da avaliação.
Como ocorre desde 2017, o exame realizado em dois domingos consecutivos – antes, aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.
Eliminado do Enem, o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame, não pode registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova assim em qualquer material utilizado no exame.
Também sair da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal. Ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas também podem eliminar o candidato. O mesmo vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
No dia da prova, os candidatos serão submetidos à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. A recusa sem justificativas dessas vistorias pode ser motivo de eliminação. Também é preciso prestar atenção aos documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Maiores informações na página do Inep
No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, assim como redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.
Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova. Mas o horário de término é diferente, no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.
Todas as informações sobre a realização do Enem estão na página do Inep.