Serviço da Polícia Federal tinha suspenso após tentativa de invasão do sistema
A Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço online de agendamento de emissão de passaporte pela internet nesta quarta-feira (24). O serviço tinha sido suspenso na quinta-feira (18), após a instituição detectar uma tentativa de invasão do ambiente de rede de computadores.
Em nota, a PF informou que atualizou o sistema, restabelecendo o serviço após os dias de suspensão. Nesse período, a PF garantiu que os atendimentos marcados previamente em uma unidade emissora do documento de viagem ocorressem normalmente na data e horário marcados.
Agora poderá solicitar o agendamento para dar início aos procedimentos para emissão do documento de viagem na página da Divisão de Passaporte da Polícia Federal.
No site da PF, um aviso alerta a quem tiver dificuldades para acessar o formulário, mesmo após o retorno oficial do serviço, que pode buscar ajuda no suporte da página.
Agendamento
Antes de ir a uma delegacia da Polícia Federal, o cidadão deve fazer o agendamento virtual previamente. No serviço online, o solicitante deverá preencher o formulário eletrônico, com os dados pessoais, escolher uma das datas e horários disponíveis e, por fim, marcar o posto de atendimento da PF onde deseja atendido.
No dia, hora e local marcados, portanto, o solicitante deverá apresentar a documentação original necessária e o atendente público fará a conferência das informações cadastradas inicialmente. Assim como coletar dados biométricos – impressões digitais e fotografia facial.
A entrega do passaporte ocorrerá na mesma unidade apontada no primeiro agendamento online do serviço e não poderá modificar.
Após o atendimento presencial, a retirada do documento poderá ocorrer entre 6 e 10 dias úteis até 90 dias corridos. Depois desse prazo máximo, cancelam o documento com total prejuízo da taxa paga.
O custo para emissão de um passaporte comum é R$ 257,25. Poderá acrescer o valor se houver necessidade de urgência na emissão do documento ou reimpressão de passaporte extraviado ou perdido, que ainda esteja válido.
Fonte: Agência Brasil