A pesquisa aconteceu em quatro países europeia: França, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca
Uma pesquisa inédita foi apresentada durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio revelou que 57% dos 590 mil entrevistados de países europeia afirmaram não conhecer nada sobre a produção agrícola brasileira. O estudo, realizado pela Onstrategy com coordenação da Biomarketing, Serasa Experian e apoio da Abag, aponta para um alto índice de desconhecimento sobre a importância do agro brasileiro na produção de alimentos global.
José Luiz Tejon, curador de conteúdo do CNMA e sócio-diretor da Biomarketing, destacou a necessidade de melhorar a comunicação do agro brasileiro, mesmo sendo um gigante em produção e território. Tejon ressaltou a importância de uma comunicação estratégica para mudar a percepção internacional sobre o Brasil como um “gigante desconhecido” no setor agrícola.
A pesquisa aconteceu em quatro países: França, Alemanha, Reino Unido e República Tcheca. Entrevistaram cidadãos, jornalistas e membros da cadeia de distribuição, incluindo traders e restaurantes. Os resultados indicaram uma maior percepção por parte de distribuidores e jornalistas, especialmente na França
A falta de uma estratégia de comunicação de longo prazo aponta um desafio, tornando o Brasil vulnerável a críticas e competição desleal. De acordo com Tejon, é necessário incentivar a criação de “fãs” para fortalecer a reputação do agronegócio brasileiro no exterior.
Apesar do reconhecimento do café na pesquisa como um produto brasileiro, Tejon ressaltou a necessidade de mostrar a diversidade da produção brasileira. Além disso, a proteína animal, frutas e lácteos. Assim também, a pesquisa revelou que o agronegócio brasileiro está associado à prosperidade e à distribuição de riqueza, destacando a importância das cooperativas.