Os gatos podem se intoxicar com alvejante, porém, isso também depende do tipo de alvejante que você está usando
Se você já notou que o seu gato fica “louquinho” ao sentir o cheiro de alvejante, saiba que isso não é nada anormal para o seu pet, os gatos podem se intoxicar com alvejante. Ao que tudo indica, os felinos têm certa obsessão por esse tipo de produto químico, e apresentam reações muito semelhantes ao que acontece com o famoso catnip, ou a erva-gateira.
Mas por que isso acontece? Você deve ficar preocupado? O que vai acontecer se o seu gato beber um pouco de alvejante? Antes de entrar em um loop de preocupação, vamos entender mais sobre esse “fenômeno” e o que fazer caso o seu gato entre em contato com essa substância.
Fixação por alvejantes
Já que os gatos apresentam tamanho amor pelo cheiro de alvejantes, é de se imaginar que a ciência já tenha descoberto o motivo para isso acontecer, certo? Infelizmente, esse não é o caso. Até mesmo para os veterinários mais experientes, a resposta ainda é completamente desconhecida.
Na visão de pesquisadores, é provável que essa atração aconteça por conta da composição dos alvejantes, especialmente o cloro utilizado nas fórmulas. Assim como o catnip, o cloro age como um feromônio para os gatos. Mas o que isso significa? Feromônios são químicos que causam reações naturais em determinadas criaturas.