Água do mar e da piscina pode danificar o cabelo, deixando fios ressecados, opacos e quebradiços
O começo do ano é marcado por férias e pelo verão, que é sinônimo de longos dias na praia e na piscina. No entanto, para curtir da melhor maneira, veja como cuidar e manter o seu cabelo saudável e hidratado
A água do mar e da piscina podem danificar os fios, deixando-os ressecados, opacos e quebradiços. O cloro e o sal da água do mar e da piscina podem ser ainda mais prejudiciais para cabelos quimicamente tratados, como os com luzes, tintura ou alisamento.
Em seguida, confira algumas dicas para manter seu cabelo radiante na temporada ensolarada
- Proteção térmica é indispensável. Além de usar protetor solar para a pele, é essencial cuidar seu cabelo dos raios UVA e UVB. Tanto no mar, como na piscina, o ideal é usar um bom óleo com proteção térmica e solar. Isso vai ajudar a blindar os fios contra os efeitos da umidade e previne a sensação de ardência no couro cabeludo, caso haja exposição ao sol. Aplique uma pequena quantidade antes de sair ao sol e dar um mergulho.
- Água doce antes e depois da piscina e do mar. Nada de deixar o cabelo secar com água do mar ou água da piscina. Isso pode intensificar ainda mais o ressecamento. Por isso a regra é clara, após o mergulho, garanta a proteção dos fios retirando o excesso de água do mar com água natural ou enxágue totalmente, o que é ainda melhor.
- Leave-in antes de entrar na água. O cuidado antes do mergulho também é essencial. O leave-in além de proporcionar hidratação vai prevenir o ressecamento, combine o produto aplicando o protetor térmico para garantir um resultado ainda melhor.
- Não esqueça da hidratação. A hidratação é fundamental para manter o cabelo saudável após a praia ou a piscina. Após o uso do shampoo aplique a máscara e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Faça esse ritual de uma a duas vezes por semana.
- Prenda os cabelos. Mesmo com todos os cuidados e proteção para os fios, fazer um coque após o hidratante e protetor térmico é uma dica valiosa. Afinal, quanto menos exposição dos fios ao cloro e ao sal, você vai conseguir minimizar os efeitos. Principalmente nas pontas, que geralmente são as que mais sofrem.
Fonte: cnn