A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá deu mais um passo importante para fortalecer os serviços odontológicos
Nesta sexta-feira (04), uma grande carga de insumos odontológicos foram entregue no CDMIC em Cuiabá. O investimento, no valor de R$ 128 mil, irá abastecer os 91 pontos de atendimento odontológico atualmente existentes no município.
A remessa, portanto, inclui uma ampla variedade de materiais indispensáveis para o funcionamento pleno das unidades, como anestésicos, resinas, luvas, máscaras, brocas, agulhas, seringas, entre outros itens essenciais. A chegada desse material permitirá a continuidade e ampliação de diversos procedimentos. Ou seja, restaurações, extrações, profilaxias, atendimentos de urgência, tratamentos endodônticos e pequenas cirurgias.
A secretária adjunta de Saúde Bucal, Cristhiane Leite, destacou a importância da chegada dos insumos e o impacto direto na qualidade dos atendimentos prestados à população.
A Rede de Saúde Bucal do Município de Cuiabá está estruturada nos três níveis de atenção. Isto é, 72 equipes de Saúde Bucal atuando nas Unidades de Saúde da Família (USFs); 06 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs); 03 Clínicas Odontológicas, 01 equipe do Consultório na Rua;01 equipe no Sistema Prisional;04 equipes de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);03 serviços de Odontologia Hospitalar (no HPSMC, HMC e HSB). Bem como, 01 serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, instalado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Redução de filas e ampliação do número de procedimentos
Além da garantia de continuidade nos atendimentos, o reforço no estoque contribuirá para reduzir filas. Desse modo, ampliará o número de procedimentos realizados e melhorar os indicadores de saúde bucal no município.
A distribuição dos insumos será feita nos próximos dias, de forma organizada, conforme a demanda de cada unidade. A iniciativa integra o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer os serviços da Atenção Primária, Especializada e Hospitalar, assegurando que nenhum cidadão fique sem atendimento por falta de material.