Finalidade é conscientizar as mulheres da importância de fazer o exame de Câncer do Colo do Útero, que caso tenha um diagnóstico precoce, a mulher tem mais chances de cura
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande preparou diversas atividades no mês de marco, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher como exames de prevenção de colo de útero.
A programação especial acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, com ações educativas e preventivas a fim de sensibilizar as mulheres sobre os principais cuidados com a sua saúde e atender suas necessidades. Além disso, vai promover e reforçar a assistência integral da saúde feminina.
De acordo com o superintendente de Atenção Básica a Saúde, Geovane Renfro, serão oferecidas atividades e exames preventivos com o engajamento dos profissionais da saúde durante o mês de março.
Segundo ainda Geovane, para a Saúde Pública Brasileira, o mês de março no Calendário Nacional acontece a Campanha ‘Março Lilas’, que tem como finalidade conscientizar as mulheres da importância de fazer o exame de Câncer do Colo do Útero, que com o acesso ao diagnóstico precoce e detectado alterações do colo do útero, a mulher tem mais chances de cura.
O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, disse investir na promoção da saúde, bem-estar e outras ações voltadas à proteção das mulheres. Neste mês de março, a Prefeitura organizou programação com atividades especiais voltadas para o público feminino. As ações reforçam as iniciativas do município voltadas para a promoção da representatividade das mulheres várzea-grandenses da saúde e da valorização da vida.
Mês da Mulher e a prevenção do colo de útero
Gonçalo lembra que a gestão municipal investe em diversas políticas públicas para as mulheres. “Nossas ações específicas para as mulheres ocorrem durante todo o ano. Organizamos atividades para atender da melhor forma possível as mulheres de nossa cidade. Assim, priorizamos a saúde e o bem-estar com foco em ações de prevenção e aconselhamento. A Mulher de Várzea Grande tem tratamento especial na sua saúde preventiva em toda as fases da vida. Desde o pré- natal, parto e após o nascimento da criança, adolescência e vida adulta”, diz.
Portanto, qualquer usuária do sistema público pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do seu bairro e passar por avaliação médica. Mas para esta finalidade, o mês da mulher, é necessário primeiramente que realizado acolhimento pela equipe de enfermagem. Logo após escuta qualificada, direcionará a mulher aos atendimentos recomendados. O acolhimento ocorre diariamente, em todas as unidades, nos períodos matutino e vespertino.
O alerta são para as para mulheres na faixa de 25 a 64 anos. Já podem fazer a coleta do PCCU, seguimento para acompanhamento de possíveis lesões, consulta médica e encaminhamento para especialidades, caso necessário.