Segundo a fabricante, o carro solar consome menos energia do que qualquer transporte público
Com as grandes cidades cada vez mais lotadas de pessoas e carros nas ruas, a poluição gerada no trânsito se tornou um vilão que ainda carece de uma solução viável, o carro solar. A Squad Mobility, uma fabricante holandesa de veículos, está disposta a mudar isso com seu carro solar, o compacto Squad Solar City Car.
Desenhando para funcionar em áreas superpovoadas, a fabricante deixou o desempenho de lado para focar em praticidade e sustentabilidade, o que contribuiu para reduzir os custos de produção e tornar o carro bem mais acessível.
O veículo têm portas removíveis e comporta de dois até quatro passageiros, dependendo da versão. Seu comprimento de apenas dois metros também oferece vantagens, uma delas é poder caber em vagas apertadas. O carro é tão pequeno que pode estacionar de frente e não paralelamente ao meio-fio, como de costume.
A empresa chama o recurso de estacionamento cruzado e afirma que três unidades do modelo podem compartilhar uma única vaga estacionando dessa maneira.
Foco em eficiência
Outra prioridade do projeto era criar um dos veículos com a maior eficiência energética do mercado. Segundo a empresa, o seu carro solar e elétrico consome menos energia do que qualquer transporte público na Europa e possui quatro baterias a bordo, que oferecem um alcance que pode passar de 100 km.
As baterias são intercambiáveis, e permanecem carregadas por meio de um painel solar instalado no teto. A Squad Mobility afirma que o painel sozinho fornece cerca de 20 km de alcance por dia. Pode não parecer muito, no entanto, é importante lembrar que o carro é para quem mora na cidade e pretender usar o veículo para trajetos curtos, como ir até o trabalho ou supermercado, por exemplo.
Preço e disponibilidade
Prometido para chegar as ruas em 2022, o Squad Solar City Car está disponível apenas em pré-venda na Europa com preço de partida de 6.250 euros, R$ 34.394 na cotação atual. Ou seja, um valor bem convidativo mesmo comparado com outros veículos tradicionais a combustão. Mas a produção está programada para começar em 2023.
O CEO da empresa, Robert Hoevers, deseja levar a novidade para outros mercados, incluindo o Brasil. “As cidades estão procurando soluções de mobilidade com emissão zero e pequena pegada espacial. Contudo, conseguimos ambos: consumo de energia per capita inferior ao transporte público e pegada de espaço comparável à de uma bicicleta”, declarou o executivo.