Saiba como proteger a sua privacidade no Facebook
Ao aceitar os termos de uso de um aplicativo, plataforma ou rede social como o Facebook, você permite que a empresa colete várias informações sobre a sua privacidade. Como histórico de navegação, rastreamento em websites através dos cookies e uso dos aplicativos que estão instalados no smartphone.
O Facebook, por exemplo, sabe quais aplicativos foram utilizados e gera a partir disso anúncios. Eles sempre são personalizados com base nas pesquisas em lojas virtuais ou no próprio Google.
O que são os anúncios personalizados?
É muito provável que você já procurou por um produto ou serviço e logo em seguida ele apareceu para você. Seja no feed do seu Facebook, Twitter ou Instagram. Mas afinal, porquê isso acontece? Ao aceitar os termos de uso e política de privacidade você autorizou que a rede social colete informações sobre seu histórico de buscas. Seja no navegador através dos cookies ou nos aplicativos.
Quando você visita um site e faz uma pesquisa essa informação é repassada para o Facebook. Ele então passa a exibir propagandas personalizadas que possam atender as suas expectativas de compra.
Não é possível desativar a publicidade dentro da plataforma. Mas, através das configurações da conta o usuário pode limitar o acesso da rede social em sua privacidade.
Desative a coleta de dados
Esse procedimento pode ser feito tanto através da versão web, quanto no aplicativo que está disponível tanto para Android quanto iOS. Vale ressaltar que o Facebook Lite não apresenta essa funcionalidade. Portanto, recomendamos que utilize o app padrão ou faça pelo navegador.
Então, basta ir em ‘Configurações’ e procurar por ‘Atividade fora do Facebook’. Nessa aba é possível restringir a coleta de dados através de aplicativos de terceiros, como apps bancários ou de delivery. Por fim, selecione a opção “Desconectar histórico” e toque no botão para confirmar a ação.