Você está visualizando atualmente Processo seletivo do Sisu libera a primeira chamada em instituições federais
Processo seletivo do Sisu ainda terá lista de espera para novas chamadas

Processo seletivo do Sisu libera a primeira chamada em instituições federais

No site do programa, quem fez o Enem pode conferir a primeira chamada do processo seletivo do Sisu

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); já pode consultar o resultado da primeira chamada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022. Nesta segunda-feira (22), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do processo seletivo na página do Sisu; ou seja, quem tirou uma nota alta no Enem já está com vaga garantida em instituições públicas de ensino superior, abrindo uma nova fase rumo ao sucesso profissional.

Os estudantes aprovados deverão comparecer às faculdades para efetuarem a matrícula com prazo até o dia 8 de março. Quem tiver a aprovação pode se inscrever, a partir desta segunda-feira (22), na lista de espera; com prazo até o dia 8 de março e com resultado previsto para sair no dia 10 de março pelo mesmo site do Sisu.

Neste semestre, foram ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior; sendo então que mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Estão abertas até o dia 25 de fevereiro, próxima sexta-feira, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), então referentes à primeira edição de 2022.

O programa do governo federal oferece bolsas de estudos de até 100% para alunos que atendem aos critérios do Ministério da Educação, como não possuir diploma do ensino superior, ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa em rede particular, ser pessoa com deficiência, professor da rede pública e, sobretudo, comprovação de renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Nesta edição, haverá oferta 273.001 bolsas, sendo então 181.036 integrais e 91.965 parciais, distribuídas em 1.085 instituições de educação superior de todo o Brasil.